fbpx

ESTUDANDO COM PAI FERNANDO V

Estudando com Pai Fernando.

06/05/2023

O texto do “Minha Opinião” escrito por Pai Fernando em Janeiro/08, ano de aniversário dos 100 anos da fundação da Umbanda, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através do médium Zélio Fernandino de Moraes. Nesse início de ano festivo, Pai Fernando nos revelou um sonho para os próximos 25 anos que ainda viriam. Estamos em 2023, ou seja, já passaram 15 anos desse sonho, ainda temos mais 10 anos pela frente para quem sabe vê-lo realizado.

Exercer o direito de escolha na minha nova religião foi a benção que ganhei dos Orixás, que fizeram questão de me ensinar, como a todos ensinam, o respeito pela diversidade da Umbanda, o que não me tira o direito de querer algumas mudanças. Como estamos no início do ano e todos fazem pedidos, também vou fazê-los. Fiquem tranquilos que ninguém poderá alterar os seus rituais e a sua filosofia fundamental de amor e caridade e sua marca anarquista de não se subordinar a ninguém. Como sou teimoso e gosto de contrariar aqueles que anunciam minha morte, acho que nos próximos vinte cinco anos ainda vou estar encarnado, só para ver se o meu pedido foi atendido não sei por quem. Quero que seja assim:


Os médiuns não vão mais beber e fumar porque se conscientizaram que não precisam se embriagar para receberem os seus guias e protetores e que o fumo pode prejudicar pessoas doentes que frequentam os terreiros.   Os chefes de terreiro vão continuar sendo chamados de Mãe e Pai-de-santo.  Em respeito à vida ninguém mais vai fazer trabalhos matando pombos, frangos, bodes ou qualquer outro bicho. Para ganharem dinheiro, ao invés de cobrarem por seus trabalhos de caridade, vão exercer uma profissão qualquer que lhes dê o direito da assistência social. Todos vão descobrir que o Exu é o espírito de um homem gentil e a Pomba-gira não é prostituta. Nas engomas musicais os terreiros vão exigir mais refinamento, tanto no uso de instrumentos como no canto e o samba vai ser enaltecido. Os médiuns não terão mais medo dos pais-de-santo porque eles se tornarão humildes. Vai ficar no ar uma preocupação com a possibilidade da extinção dos cemitérios considerando que as prefeituras vão resolver incentivar as cremações a baixo custo. As entregas e pedidos nesses locais estarão ameaçados. Os dirigentes vão aceitar nos terreiros as incorporações dos espíritos familiares dos médiuns, nem que para isso tenha que ser criada uma linha especial. Os kardecistas vão reconhecer os espíritos da Umbanda como entidades de luz. E finalmente, depois de subir significativamente nas pesquisas, a Umbanda vai ser reconhecida como religião autenticamente brasileira. As autoridades até lançarão um selo comemorativo tendo como símbolo a figura de Jorge, o matador de dragões, que depois de ter tido seu título de “santo” cassado pela Igreja Católica, passou a ser a bandeira oficial da Umbanda.”

Bom, seguindo a linha do nosso estudo e desse maravilhoso sonho, aqui já abordamos sobre o uso de álcool e fumo, sobre o papel dos pais/mães de santo dentro de um terreiro, então vamos tratar sobre o que nos foi elucidado por ele sobre Exus e Pombas Giras, lembrando que os ensinamentos citam “Exu” mas servem para todas as Entidades da linha da quimbanda.

Ao ser perguntando sobre Seo Omulu, que em nosso terreiro abre as giras de Quimbanda, ele nos explica: “Seo Omulum também conhecido como Abaluaiê sempre vêm no início das giras de quimbanda para dar força nos trabalhos. Eles são levados na casa dos Exus para exatamente fazer isso. Seo Omulum gosta de incorporar em mulheres de cabelo comprido, porque ele esconde seu rosto atrás deles, por seu deformado por doença da pele. E também se cobre seu rosto com o pano. Ele fica sentado no meio para que todos os dirigentes possam cumprimenta-lo. FMG

Sobre os pontos de força da linha da quimbanda, nos é esclarecido “Ha anos tive uma discussão em um seminário porque as pessoas que fizeram o seminário não consideravam a encruzilhada da cidade como ponto de força do exu. Claro que é. Nós fizemos assim e assim as esquinas são dos compadres e aquelas em T das maravilhosas pombas giras. Eu não recomendo entrega nas encruzilhadas da Cidade mais por segurança física por causa dos marginais e fanáticos. Nas matas, embaixo de dois galhos de árvores se cruzam também é um lugar dos exus. FMG

Se um médium trabalha regularmente com uma Pomba Gira e em algum momento passa a trabalhar com o Exu ou ao contrário, ele nos explica “O Exu pode vir ocupar o lugar da Pomba Gira, mas acho isso muito difícil porque se a Pomba Gira está vindo é porque ele, no astral, permitiu isso e palavra de espirito, principalmente de exu, é honrada. FMG.”

Sobre incorporação dessas maravilhosas entidades, ele nos conta como foi sua incorporação do Exu Tranca Ruas das Almas: “Vou falar sobre a incorporação do Exu Tranca Ruas das Almas quando iniciei na Umbanda e em um trabalho de desenvolvimento mediúnico. Foi chamado e ele incorporou ereto, calmo e firme, de uma imponência ímpar e que não me pareceu próprio dos Exus. Pensei em desistir, pois não conseguia me entortar e nem gesticular ou dar gargalhada. Fiquei esperando as considerações finais do pai de santo. Para meu espanto, ele disse que dos Exus a única incorporação certa e correta foi do Exu Tranca Ruas das Almas, ou seja, a minha.

Ainda sobre o Exu Tranca Ruas das Almas, eles nos conta “Os espíritos quando vão incorporar eles ficam aguardando o ponto de chamada. O Exu Tranca Ruas das Almas, por exemplo, como trabalha comigo com cruzamento do oriente, quando ele é chamado para incorporar, ele vai para o oriente e aguarda o ponto cantado e quando isso acontece, ele traz consigo toda a força dos elementos daquela região.

De um modo geral, sobre incorporação das Entidades, nos é explicado sobretudo que: “Acho que o médium que incorpora se entregando ao espírito, pode gritar, berrar e gargalhar e de repente vai falar coisas maravilhosas. É difícil dois médiuns serem iguais com a mesma entidade, muito embora a sua essência permanece. Em nenhuma condição a mensagem vai melhorar, piorar ou ser desmerecida. FMG

Sobre os Exus Mirins, ele responde dessa forma: “Os Exus Mirim estão para os exus como as crianças estão para o Pretos Velho. Eles normalmente fazem a limpeza dos detritos espirituais que ficam no terreiro, eles diferem em idade, que são mais moleques que as crianças, tanto que sempre pedem para fumar. Mas não se dá cigarro para eles. FMG

            De um modo geral sobre essa linha, ele nos explica: “Houve se falar muito em reinos, separações, falanges, sub falanges, chefes ou comandantes. Eu imagino diferente. Cada terreiro tem um modo de trabalhar, muitas vezes diferente dos outros, o que caracteriza bem a diversidade da religião. Perguntar qual o Exu mais categorizado, é ofender toda uma estrutura espiritual. Todos os Exus são chefes em suas casas e um não é melhor que o outro. Por isso é que existem os pontos riscados nos trabalhos dos Exus, ou seja, eles estão solicitando, para aquele trabalho, outras falanges. E eles chegam, pegam o trabalho dentro do princípio escrito no ponto pelo Exu desta casa. Quanto a linha para combater o mal, claro que existe, como acabei de falar no pedido de ajuda de um Exu para outro. FMG.

Finalizamos esse tema com esse importante ensinamento: “Talvez a mais grosseira agressão ao bom senso e à inteligência do homem ligado ao espiritismo é a dúvida que existe se o Exu faz o mal, conforme o pedido da pessoa. Dizem, pasmem, que o Exu só atende o pedido. Parece que o Exu é uma entidade sem vontade própria que faz o que lhe mandam sem nada questionar demonstrando uma obediência infantil e irresponsável. Isso não é verdade, mesmo porque se o Exu executasse ordens recebidas de gente irresponsável seria conivente, provocando o aumento de seus carmas e jogando fora os resgates cármicos já conquistados. FMG” e as frases a seguir para nossa reflexão

Todos os Exus, são muito sérios e corretos. FMG

Eu prefiro dizer o Exu é bom e se não for bom não é Exu. FMG

Exu dizendo palavrões faz parte do folclore e acho que eles dizem até menos que as TVs e teatros. FMG

Exu que anda com mão virada e manco, é porque o médium pensa que ele tem pata e não pés e mãos. Eu se tiver que receber uma entidade que tem chifre e patas, eu vou para casa e não volto mais.

Texto: Denise Oliveira

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.