fbpx

ESPAÇO DO MÉDIUM | LUCIANA CABRAL

“Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? É azul esverdeado ou verde azulado? Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? Quem matou Odete Roitman? A vida da gente é cheia de incertezas e perguntas sem resposta. Hoje, especialmente, eu estava tomada por elas. Aonde estar? Aonde pertenço? Quem fica feliz porque estou ali?
A gira começou agitada e já nos primeiros acordes da engoma, uma cena muito forte me chamou a atenção. Atrás dos três atabaques que dão o tom à gira, três imponentes soldados de Ogum. O som dos atabaques é imprescindível para o nosso trabalho. O toque firme daquelas mãos guiadas por Ogan Kaian e as caras fechadas dos três guerreiros mostravam que apesar de musical, aquilo ali é uma batalha. No entanto, a engoma de segunda feira tem a sua particularidade. Quem nunca se hipnotizou com o surdo do Miguel ou ficou se perguntando como o Kaki consegue tocar aquele pandeiro sacolejando tanto? O … (alguém me diz o nome desse instrumento) do Bruno me levou para o meio do mato e deu um tom a mais (particularmente adorei ir à mata sem mosquitos). A frente, a Mariana ventava com seu chocalho e tudo fluía na mais perfeita harmonia musical aos meus ouvidos. Naquela minha visão, os obstinados filhos de Ogum complementavam-se nos criativos filhos de Oxóssi e Iansã dançava solta entre eles. O que eu vi é que sozinhos todos funcionam bem. Em conjunto, melhor.
O sábio Exu disse a um consulente
que o homem nada mais é do que um complexo de saber que nada sabe, e que isso se chama viver. Peguei carona na viagem socrática e concluí que o que eu tenho mesmo é muita vida.
Para arrematar, uma visita muito especial. Visita é modo de falar, ele sempre esteve lá, eu é que nunca tinha visto.
Seu Tranca Ruas das Almas e uma envolvente onda de segurança, coragem e jovialidade. Com a mensagem que confirmava tudo o que havia aprendido com a engoma na primeira parte. A casa é dele, contudo, quem faz com que ela funcione somos nós. Cada um de nós. Individualmente. E que a união de uma corrente forte é capaz de destruir qualquer demanda.
Às minhas perguntas, ainda não tenho respostas para todas. Ainda bem. O que eu reafirmei foi aquilo que nunca tive dúvidas: eu pertenço ao todo aonde estou e quem precisa estar feliz porque estou lá sou eu mesma. Já basta. Sigo vivendo.”

Luciana Cabral

16/04/2019

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.