fbpx

ESTUDANDO COM PAI FERNANDO VI

Estudando com Pai Fernando.

21/05/2023

O texto do “Minha Opinião” escrito por Pai Fernando em Março/08, trata sobre “julgamento”. Falando especificamente sobre o trabalho dos Exus, ao contrário do que muitos falam que o Exu tanto faz o bem quanto faz o mal, Pai Fernando nos ensina que na verdade as Entidades sempre são boas, o que difere seu trabalho é a mistura.

Como é da ideologia do Terreiro Pai Maneco, acreditamos na terceira energia, o espírito seria o café e o médium o leite e nesse sentido a incorporação forma uma terceira energia, o café com leite.

Entretanto como nos ensina Pai Fernando “A qualidade dessa mistura depende da pureza do leite. Se ele estiver azedo ou talhado, a bebida fica ruim e com má qualidade. Imaginemos que o café é o espírito e o leite o médium. Se o médium não for preparado culturalmente, não tiver uma índole de boa formação e com propósitos elevados, a terceira energia, embora o espírito seja de boa qualidade, as impurezas do médium, tal e qual o leite estragado, provocam distorções de grande monta nesta energia.

Nesse texto ele não considera serem espíritos obsessores se fazendo passar por Exus devido ao grande número de casos, mas nos lembra que também não devemos julgar  e principalmente o quão importante é estudar, ser melhor como ser humano, se informar, adquirir cultura, mas que também temos muito a aprender com os espíritos. Lembrando que “O nosso aprendizado varia de acordo com nosso conhecimento. E assim os espíritos vão ensinando seus filhos!”, ou seja, quanto mais conhecemos melhor aprendemos o que os espíritos tem a nos ensinar.

Agora falando um pouco mais sobre o “café com leite”, incorporação, temos alguns comentários sobre esse assunto no Blog do Pai Maneco.

  1. Quando um médium novato está na corrente ele as vezes sente arrepios, dores na nuca, sensação de sono, dor de cabeça, tremedeira, isso é sinal de entidade de incorporação? Como saber o potencial e quem é essa?

R. Todos esses sintomas fazem parte da movimentação dos chacras e indicam uma abertura da mediunidade, muito embora isso não seja uma regra geral. Vou dar uma sugestão: quando isso acontecer dirijam-se à hierarquia (não ao médium do lado) e digam: o Papai mandou você cuidar de mim…

  • Quando o médium estiver em dúvida, é conveniente bater a cabeça e não dar passagem a esse espírito? Pode ser um espírito brincalhão? E se for apenas coisa do espírito do médium?

R. Pergunte à hierarquia e não se preocupe com o espírito do médium porque em 52 anos eu nunca evidenciei isso.

  • No caso de um médium que já está na corrente e agora surge esta dúvida como proceder? Não deve deixar passar, deve-se bloquear a incorporação? E na mistura do café com leite e, se nesse caso for somente o café (médium).
  • Esqueça o animismo. Confie no Terreiro, na sua gira e no seu dirigente. Se não conseguir converse com seu dirigente para uma ajuda efetiva.

Agora dando uma pincelada no livro Grifos do Passado, no Capítulo 6 – Terceira Energia, Pai Fernando nos coloca uma conversa que teve com o Pai Andir e que é muito esclarecedora sobre a terceira energia e nos reconecta ao início deste estudo.

Pai Andir: O café é uma bebida pura, o leite também. Os dois juntos criam uma terceira bebida.

Pai Fernando: Isso explica bem. Se a entidade incorpora em mim, ela fica com uma parte que sou eu. Se incorpora em outro, fica com uma parte do outro. Não pode ser igual, em dois médiuns diferentes. Falei, para esclarecer minha compreensão.

Pai Andir: Isso mesmo, disse o Andir. Vamos imaginar um exu, incorporado em um médium manso, culto, amoroso, com sua aura limpa e vibrante. O mesmo exu incorporado em um médium menos preparado, violento, e cheio de ódio. Obviamente, no primeiro, ele vai trazer, em sua manifestação, toda esta parte boa do médium, misturada em sua energia. No segundo médium, vai ter que lutar para não deixar esta parte ruim do médium, se sobrepor à sua vontade. Vai parecer, para quem conversar com os dois médiuns, que não é a mesma entidade.

Pai Fernando: O princípio do computador. Completei. O espírito só pode tirar do médium o que ele tem programado. Como um computador. Se seus arquivos são de má qualidade, só pode informar coisas semelhantes. É, está bem esclarecido este ponto.

Finalizamos esse texto salientando aqui a grande importância de estudar, entender a umbanda, entender os espíritos, confiar nas seguranças do terreiro, no pai/mãe de santo que escolheu e em sua hierarquia, pois são a eles que você deve recorrer em caso de dúvidas, a segurança do e no terreiro são fundamentais para a  sua entrega na hora da incorporação, para se permitir ser um “leite de melhor qualidade”. Acima de tudo FÉ. Mas também precisamos destacar que “Não devemos cometer o pecado do julgamento errado, vamos entender que todos somos irmãos.

Saravá!

Texto: Denise Oliveira

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.