fbpx

Nota de Repúdio

No último dia 11/09 o Sr. Vereador Ezequias Barros veiculou em suas mídias digitais trechos editados de vídeos aulas de ensino religioso que ocorrem na cidade de Curitiba.

O Terreiro do Pai Maneco repudia o posicionamento preconceituoso desse senhor e declara estar em concordância com a RESPOSTA DA SECRETARIA a qual compartilha com satisfação:

Resposta da Secretaria:

O Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Curitiba segue o que está estabelecido pelo Currículo do Ensino Fundamental e pela Base Nacional Comum Curricular. Em todos os conteúdos os professores devem abordar temáticas relacionadas as quatro matrizes que compõe a religiosidade do povo brasileiro, sendo elas: ocidental (marcada pela colonização e posterior processo de imigração), indígena (relativa aos povos originários do território das Américas), africana (marcada pela chegada dos povos africanos pelo processo de escravização) e oriental (vinda com a chegada dos imigrantes). Assim, as aulas são planejadas seguindo essas normativas, bem como o que determina a legislação vigente. Informamos também que, devido a laicidade do Estado, estabelecida pelo decerto 119-A de 1890 e reiterado pela Constituição Federal de 1988, afirmados pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional e pela BNCC, ficam vedadas quaisquer formas de proselitismo nas escolas públicas, desta forma, trabalhamos com Ensino Religioso e não Aula de Religião. Sendo assim, o Ensino Religioso tem como premissa apresentar a diversidade cultural e religiosa do Brasil e do mundo, com base nas Ciências da Religião e não na teologia. As aulas são elaboradas e ministradas por especialistas e, em nenhum momento têm por objetivo ferir a premissa legal de orientação religiosa da família. Não fazemos orientação ou doutrinação. Nas aulas, com duração de 50 minutos, a diversidade é apresentada para os educandos e, quando não é possível abordar as 4 matrizes em uma única aula, são realizadas retomadas nas aulas seguintes. Um breve recorte de uma aula, não abarca a totalidade do trabalho que vem sendo realizado desde o mês de abril, em que as demais matrizes e conteúdos pautados no Currículo e na legislação brasileira têm sido apresentados e retomados de acordo com a proposta. A premissa do Ensino Religioso é ‘CONHECER PARA RESPEITAR”, aquilo que não conhecemos nos traz medo e preconceito, sentimentos associados às práticas de intolerância religiosa, também previstas na legislação dentro do código penal. Assim, apresentar a diversidade é construir uma sociedade mais justa e que coloca em prática o que traz a nossa carta magna “todos são iguais perante a lei”. Buscamos a cada dia uma sociedade livre da intolerância religiosa e do preconceito, esse é o foco das aulas de Ensino Religioso no Munícipio e na BNCC.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.