Obrigação

Na última segunda, no Anexo II, aconteceu o ritual de Obrigação para os médiuns do Pai Maneco, que estão há mais de três anos dando consultas. O objetivo foi fazer com que os médiuns se sintam mais fortalecidos e comprometidos com a casa.

Segue um texto da Mãe Lucília de Iemanjá que ajuda a compreender melhor esse rito:

Sempre existe a pergunta: e os nomes? Pode ter vários nomes em médiuns diferentes? Pode dirigente ter mesma entidade que um médium sem hierarquia?

Vou escrever aqui um pouco do meu entendimento sobre a Obrigação. Antigamente, as casas eram pequenas e a medida em que as entidades se firmavam, havia este ritual com o sentido dos médiuns se comprometerem com as entidades e com as casas. Então, a partir destas confirmações, bebida, guias, roupas, amalás, nomes e pontos riscados e cantados, aquele médium e aquela entidade estavam compromissados umas com as outras e com a casa.

O tempo foi passando e as características dos terreiros foram mudando, vieram mais médiuns e mais entidades e também mais de um dirigente em cada casa.

A minha insistência em fazermos todas as giras juntas é porque todos os dirigentes conheçam os médiuns de nossa confiança, todos os dirigentes devem conhecer independente da gira porque ele é servidor do Pai Maneco.

Bem, várias entidades giram em nosso terreiro, várias já fizeram suas obrigações, oras se o Seu Zé já fez este compromisso para que fazer de novo? A obrigação é com Caboclo de Xangô ou Oxóssi? Com Ogum se faz? Se já foi feito, ele pode trabalhar com outras entidades?

As respostas do que é este rito exatamente não sei, porém vejo o quanto os médiuns se sentem importantes e o quanto crescem e se agregam energeticamente a partir disto.

Mãe Lucília de Iemanjá

Fotos: Emanuele Lucia e Alessandra Marques

 

Um comentário em “Obrigação

  • 20 de agosto de 2019 em 23:45
    Permalink

    Poxa….
    Ontem eu senti a vibração do Seu Sete Ponteiras, veio aqui em casa e meu deu um passe.
    Estou morando em Pontal do Paraná… foi nítido pra mim… era isso então!

    Sarava

    Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.