fbpx

Seo Sete Ponteiras do Mar, em resina e bronze

 

                    

Quem olhar para o congá do Pai Maneco, vai encontrar a recém criada imagem do Seo Sete Ponteiras do Mar. A imagem em resina, que foi desenvolvida pelo escultor Sérgio Schaab, levou em torno de 70 horas para ser finalizada. “O processo de criação foi realizado através de entrevistas com cambones e com a Mãe Lucília de Iemanjá. Também busquei informações num livro que conta sobre a vida dele”, explica.

Sérgio já fez outros trabalhos de criação de imagens para a casa, seguindo o mesmo processo criativo com entrevistas e pesquisas. “Seo Caveirinha foi a primeira para o Terreiro, depois fiz a imagem do Seo Mangueira”, conta.

Sobre a imagem em bronze fundido, o escultor explica que o processo da fundição começa pelo molde, já feito para a peça em resina, agora preenchido com cera, que leva o nome de fundição em cera perdida. “Primeiro eu fiz a imagem com cera de abelha liquida. Depois a preparação de canais para receber o bronze. Posteriormente eu a envolvi numa massa de gesso e mais cinco minerais e levei ao forno a 700 graus. A cera derreteu e a massa ficou consistente. Então derreti o bronze e fundi dentro desse molde. Finalizei com lima tirando os excessos e polindo”, relata.

Além de criar novas imagens, o escultor também restaura as imagens antigas da casa. Oxalá, Oriente, Iemanjá, Ciganos, Iansã, Marinheiros, Boiadeiros, Xangô, Seo Zé Pilintra, são algumas restauradas por ele.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.