Lançamento do Ebook “As ervas e as plantas no Terreiro do Pai Maneco”

Está sendo lançado, no site do Terreiro Pai Maneco, o Ebook produzido pelo grupo de estudos da casa. Com orientação da Mãe Lucília de Iemanjá e coordenação de Laércio Carollo, o livro levou um ano e meio para ser finalizado.

Faça o download aqui

Segundo Carollo, o terreiro, por iniciativa do Pai Fernando de Ogum, criou um local específico para cultivar as ervas e as plantas para suas utilizações nas diversas cerimônias, a qual denominou Herbário do Caboclo Akuan. “Numa pesquisa preliminar com os médiuns, notou-se que eles não tinham conhecimento do porque tanto as entidades como o porquê de nas cerimônias ou mesmo na defumação serem utilizadas esta ou aquela erva ou planta. Diante disto, surgiu a ideia de catalogar as ervas e plantas que eram utilizadas no terreiro e fazer uma cartilha de como e para que as ervas e as plantas se destinariam”, explica.

“Primeiro foram catalogadas a maioria das ervas e das plantas existentes no Terreiro e no dito herbário. A seguir, se pesquisou quais eram as ervas e quais eram plantas que as entidades das diversas correntes utilizavam e suas finalidades. Posteriormente foi feita uma pesquisa mais aprofundada sobre tradição da utilização, das formas, das indicações e das contraindicações, procurando formatar um material didático para o conhecimento e utilização dos médiuns da casa”, conta.

O livro, de 170 páginas, é dividido em sete capítulos. “É bastante interessante porque relaciona as ervas e plantas com os diversos Orixás, trás em seu bojo: indicações de utilização, formas de utilização, uma classificação das ervas e das plantas quanto à limpeza energética e ao equilíbrio, os princípios ativos e, principalmente, o cuidado que se deve ter com as ervas e plantas, pois muitas delas são extremamente tóxicas. Portanto, é uma obra singular porque retrata uma visão umbandista”, finaliza.

Faça o download aqui

Orientadora
Mãe Lucília de Iemanjá

Coordenador:
Laércio Ricardo Mattana Carollo

Membros do Grupo:
Adriana Melges
Denise Freitas de Oliveira
Elisangela Makoski
Izabel Cristina dos Santos
Marcelo Boá da Rosa
Paula Nascimento de Moura e Silva
Patrícia Morotta
Samanta Serpa Sussi
Silvia Marilei Marques Tabaca
Tania Mara Salazar Mendes
Tatiane Tonet
Walkiria Ferreira Gomes

Fotografias:
Daniel Rebello
Laércio Ricardo Mattana Carollo
Walkiria Ferreira Gomes

Faça o download aqui

2 comentários em “Lançamento do Ebook “As ervas e as plantas no Terreiro do Pai Maneco”

  • 13 de Abril de 2018 em 12:28
    Permalink

    Exelente iniciativa. Precisamos de conhecimentos

    Resposta
  • 14 de Abril de 2018 em 09:11
    Permalink

    meu sonho está realizado!!! desde quando começamos a arrumar os canteiros pensava nisso; como aumentar e repassar esse conhecimento maravilhoso a todos…valeu tribo!!!

    Resposta

Deixe um comentário