fbpx

CONHEÇA A “CARAVANA DA PAZ” QUE INSPIROU A “BANDEIRA DA AMIZADE” DO TPM

Enfrentar a intolerância religiosa e divulgar a Umbanda e os direitos dos umbandistas são os principais objetivos do projeto “Caravana da Paz” do movimento “Umbanda Rio”, que reúne a comunidade umbandista do Rio de Janeiro (RJ). A ação consiste em um terreiro ir em cortejo visitar outro terreiro levando a “bandeira da paz” como forma de chamar a atenção e mobilizar a comunidade.

“Queremos que cada Casa leve a mensagem da paz e da união até outra casa que se compromete em fazer o mesmo e levar a mensagem e a bandeira para um outro terreiro”, conta o pai de santo Alex Cordeiro, dirigente espiritual da Fraternidade Umbandista Aldeia do Caboclo Pena Branca. A primeira ação aconteceu nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro.

BANDEIRA DA PAZ
Ele explica que a “Caravana da Paz” é também uma reação aos atentados e violências que os umbandistas do Rio de Janeiro têm sofrido nos últimos anos. “O Rio é a capital nacional da intolerância religiosa e diante disso resolvemos fazer algo para garantirmos os nossos direitos de liberdade religiosa, de expressão e de culto”, explica.

DEIXAR DE TER MEDO
“A violência e a discriminação não podem prosperar. Então, a Caravana da Paz tem o objetivo de tirar os terreiros e os umbandistas da defensiva e mostrar que a nossa religião é a religião da paz, do amor e da caridade. Não o que dizem os intolerantes das seitas neopentecostais e outros que fazem o discurso do ódio religioso”, desabafa Pai Alex.

Ele explica que o movimento Umbanda Rio reúne diversos terreiros e que também promove várias ações de combate ao preconceito, à intolerância religiosa e à violência. “Neste 2017 vamos realizar o 4º encontro do Umbanda Rio. Outra atividade é o ‘Umbanda de Portas Abertas’, que acontece quando um terreiro faz ações para a comunidade do entorno com atividades culturais, assistenciais e sociais. Não tem ritual. É uma forma de integrar terreiro e comunidade”.

BANDEIRA DA AMIZADE
O Pai Alex elogiou e se disse muito feliz que a “Caravana da Paz e a Bandeira da Paz” tenham inspirado o Terreiro do Pai Maneco (TPM) a criar um movimento semelhante chamado de “Bandeira da Amizade”, que vai visitar os terreiros de Curitiba e de outras cidades divulgando os princípios da Umbanda Pés no Chão e que deve começar neste começo de 2017.

“É muito importante este movimento. Temos que combater a intolerância, o preconceito e a ignorância. E nada melhor que uma mensagem de paz e amor para difundirmos o respeito entre as pessoas e as religiões. Fico feliz que a ideia da Caravana da Paz tenha inspirado esse movimento da Bandeira da Amizade”, comenta Pai Alex.

UNIDOS PELA UMBANDA
Ele explica que o movimento Umbanda Rio tem como missão unificar, promover, proteger, difundir e defender os direitos das comunidades de terreiro, organizações religiosas e praticantes da Umbanda. “Todos temos que nos respeitar e é isso que nós fazemos no Rio de Janeiro e vocês fazem aí em Curitiba. Obrigado”.

Saiba mais:
www.facebook.com/umbandario/
(Na página Umbanda Rio no link eventos está a programação da Caravana da Paz)
http://www.umbandario.comunidades.net/

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.