fbpx

MÃE LUCILIA PARTICIPA DA DIVULGAÇÃO DA FESTA DO ROSÁRIO 2016 (DIA 20 DE NOVEMBRO)

A Mãe Lucilia de Iemanjá, dirigente espiritual do Terreiro do Pai Maneco (TPM), participou nesta terça-feira (25), da gravação de um depoimento que será usado na divulgação da “Festa do Rosário 2016”, que acontece em Curitiba, no dia 20 de novembro – “Dia da Consciência Negra”, que também celebra o respeito à diversidade religiosa. A iniciativa é da Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec) e do Centro Cultural Humaita.

“Na Festa do Rosário além de celebrarmos o Dia da Consciência Negra também celebramos o respeito à diversidade religiosa e a luta contra a intolerância religiosa”, explicou Adegmar Candiero do Centro Cultural Humaita, entidade que organiza a Festa do Rosário. “São 10 anos que lembramos a morte do imortal herói nacional, rei Zumbi dos Palmares, lembrando que o Mês da Consciência Negra, em Curitiba, culmina com a realização da Festa do Rosário, no dia 20 de novembro,

UMBANDA NA FESTA DO ROSÁRIO
A Mãe Lucília disse, no depoimento, que a Umbanda é uma religião que prega a tolerância e a integração de todos em torno de princípios religiosos baseados no amor e no querer o bem ao próximo. “A Umbanda é alegria. É liberdade. É uma religião sem pecado e que promove a diversidade e a espiritualidade”.

“Por isso, a importância que damos ao participar da Festa do Rosário, de integrar as comemorações do Dia da Consciência Negra e também alertar para os perigos da intolerância religiosa”, comentou Mãe Lucilia. “Esse encontro de várias religiões é fantástico. ”

CONTRA A INTOLERÂNCIA
“A intolerância religiosa é inadmissível nos dias de hoje. Antigamente você até poderia dizer que havia ignorância, mas hoje não. Há muita informação disponível. Então, quando alguém age com intolerância não dá para aceitar. É muito grave”, alertou Mãe Lucilia. “Por isso a importância de momentos como a Festa do Rosário, quando celebramos a diversidade religiosa. ”

“E é por meio da cultura que podemos combater da melhor forma a intolerância religiosa”, destacou ela. “Nossa participação na Festa do Rosário acontece em todos os momentos, mas ficamos muito orgulhosos de estarmos na programação cultural, no show, quando vamos apresentar a música do TPM”.

FESTA DO ROSÁRIO 2016
Confira a programação da festa que celebra o dia da Nossa Senhora do Rosário, protetora dos artistas e preservadores das culturas populares, do Dia da Consciência Negra e também a diversidade religiosa em Curitiba.
Clique aqui para ver toda a programação do dia 20 de novembro e do Mês da Consciência Negra.

ASSINTEC
A Assintec é uma entidade civil de caráter educacional que atua em parceria com o poder público na efetivação do Ensino Religioso nas escolas do Paraná, e no apoio pedagógico aos professores desta área do conhecimento. Saiba mais aqui.

CENTRO CULTURAL HUMAITA
O Centro Cultural Humaita foi criado como uma resposta ao racismo institucional e velado que promove o apagamento identitário e cultura dos afroparanaenses. Desenvolve ações nas áreas de arte, cultura e educação visando valorizar e dar visibilidade à esta parcela de 28% de negros paranaenses. Visa ainda apoiar a aplicação da Lei Federal 10.639. Saiba mais aqui.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.