fbpx

PARTICIPE DA 1ª OFICINA DE AGBÊ DO TERREIRO DO PAI MANECO NO DIA 10

O grupo de maracatu “Brincantes Sete Ponteiras do Mar” do Terreiro do Pai Maneco (TPM) promove, na quarta-feira (10), a 1° Oficina de Agbês, com Denise Alves, mais conhecida como “Chinoca”, que vem direto do Recife (PE) para ensinar em Curitiba e depois em outras cidades.

O Agbê, também é conhecido como xequerê, é um instrumento de origem africana produzido através de uma cabaça revestida com uma rede de miçangas e que, quando tocado, produz um som típico e que sustenta e preenche os intervalos rítmicos de um toque ou baque. Este Instrumento que veio dos terreiros, para compor junto com o batuque do maracatu, uma função de condução similar ao do ganzá.

CHINOCA

A agbêzeira “Chinoca” participa da Nação do Maracatu Porto Rico, desde 1995, há 21 anos. Aos quatro, já desfilava na corte real onde saia dançando. Aos 11 anos, tocava agbê, instrumento que leva até hoje. A ala de Agbê na Nação Porto Rico é também conhecida como “Agbê Show” pelo seu destaque na dança e no toque desenvolvidos exclusivamente pelas meninas e mulheres da Nação.

SERVIÇO:

DIA: 10/08, quarta-feira,
HORÁRIO: Das 19h às 22h.
INSCRIÇÃO: R$ 30,00
ENDEREÇO: Estrada Nova de Colombo, 5487 – Santa Cândida
INFORMAÇÕES: 9833-9925

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.