fbpx

CONHEÇA AS ORIENTAÇÕES AOS NOVOS MÉDIUNS DO TERREIRO DO PAI MANECO

Durante todo o ano o Terreiro do Pai Maneco (TPM) recebe novos médiuns que passam a integrar as diversas giras da casa. Todos eles têm que cumprir alguns requisitos básicos e outros obrigatórios para serem considerados “filhos de corrente” efetivos.

“As orientações para os novos médiuns são fundamentais para que eles tenham um desenvolvimento espiritual efetivo e sejam integrantes ativos do Terreiro do Pai Maneco”, diz a Mãe Lucília de Iemanjá, diretora espiritual do TPM.

CURSOS SÃO OBRIGATÓRIOS
Os novos médiuns são orientados, primeiramente, no curso da Mãe Jô, que é dividido em dois módulos, e no curso para cambones do TPM. Todos acontecem com periodicidade e são divulgados na agenda no site do terreiro.

“Tanto o curso da Mãe Jô como o de cambone são obrigatórios para quem quer participar como médium no terreiro. A Umbanda é muito diversa. Há muitas formas de praticar, mas os novos médiuns devem seguir a filosofia do TPM e é por isso que os cursos são fundamentais”, explica Mãe Lucília. “E essa determinação é do Pai Maneco, o preto velho chefe do nosso terreiro”.

O Pai Jussaro de Ogum acrescenta que os novos médiuns e aqueles que pretendem entrar nas giras do TPM têm que cumprir essas e outras obrigações. “A Umbanda é uma religião que exige comprometimento dos seus praticantes. Que tem regras, filosofia e que essas precisam ser respeitadas conforme cada terreiro determina”, alerta ele.

RESPEITO ÀS REGRAS

Respeito é regra fundamental no TPM. “Respeito aos outros médiuns, aos dirigentes da casa e, principalmente, às entidades. E, claro, seguir as regras do terreiro”, completa Pai Jussaro. “Disciplina e disciplina. É assim que o médium deve agir e encarar as regras da casa”, diz ele.

Sobre as regras básicas o Pai Renato de Oxóssi completa as orientações. “Além dos cursos (já citados aqui), é preciso cumprir o requisito de participar sete vezes em sequência da gira que escolher participar. Não pode mudar de gira, só se for extremamente necessário, mas precisa da aprovação da direção do terreiro para que isso aconteça”, conta Pai Renato.

CRIANÇAS NÃO DEVEM IR NAS GIRAS
Outro cuidado que não serve só para os novos médiuns, mas também para todos os outros diz respeito às crianças no terreiro. “É delicado. Mas o ideal seria que as crianças não viessem ao terreiro nas giras, principalmente, à noite. O terreiro não tem estrutura humana e material para atender as crianças. E os pais acabam não tendo como estar na gira e cuidar. Por isso, recomendamos não tragam as crianças”, destaca Mãe Lucília.

REGRAS BÁSICAS AOS MÉDIUNS
– Estar vestido de branco e adequadamente;
– Tomar banho de ervas/descarrego antes de vir para a gira;
– Fazer um intervalo, de preferência, entre as atividades do trabalho (material) e do terreiro (espiritual);
– Participar só das giras na qual é cadastrado;
– Usar o crachá de identificação;
– Respeitar as regras do TPM;
– Respeitar e zelar pelas instalações físicas do TPM;
– Pagar a mensalidade do TPM pontualmente.
– Trazer mensalmente a vela de sete dias para alimentar o seu alguidar.

REQUISITOS PARA QUEM QUER INGRESSAR
– Conhecer todas as giras do TPM, que são nove e acontecem de segunda a sábado (consultar a agenda)
– Participar de sete giras consecutivas.
– Fazer os cursos para médiuns da Mãe Jô e de cambone.

– Fazer o Amaci.

LEIA AQUI O QUE O PAI FERNANDO DE OGUM ORIENTAVA AOS NOVOS MÉDIUNS
– O “seu” Fernando, o Pai Fernando de Ogum, sempre foi muito atencioso com os novos médiuns que chegavam ao TPM. Cuidadoso deixou muitas orientações que são a espinha fundamental da filosofia da Umbanda praticada no terreiro. “São as entidades que mandam aqui”, dizia. Leia e conheça o que ele falava sobre o desenvolvimento espiritual dos novos médiuns: Clique aqui para ler.

LEIA AQUI AS ORIENTAÇÕES AOS MÉDIUNS DO TPM PUBLICADAS NO SITE
– O Terreiro do Pai Maneco tem publicadas as orientações para os médiuns do terreiro no site. Leia clicando aqui. Também no site existem as abas “Orientações” e “Filosofia” que contém mais informações aos médiuns.

CONHEÇA O ESTATUTO DO TERREIRO
– Leia o que diz o estatuto do TPM aqui.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.