fbpx

Retrospectiva 2020

2020 foi um ano completamente atípico para todos. Precisamos praticar uma Umbanda sem paredes, já antecipada em 2019 pelo nosso chefe, Caboclo Sete Ponteiras do Mar. Estivemos por vários meses distantes fisicamente de nossa casa espiritual, mas isso não quer dizer que o Terreiro ficou parado, muito pelo contrário, foram mais de 160 publicações somente no feed da página do Instagram, além de vários encontros e grupos de estudo virtuais. Vamos relembrar nossa retrospectiva de 2020:

JANEIRO

Mutirão TPM

Para começar o ano, em 25 de janeiro, médiuns organizaram um mutirão para limpeza e pintura do Terreiro, para deixar tudo lindo para os trabalhos que se iniciaram em 3 de fevereiro. A cor da parede do congá escolhida para o ano foi o azul.

FEVEREIRO

Pontos de Umbanda, Vol. II

No mês de fevereiro entrou em nosso site “Pontos de Umbanda, Vol. II”. 
São pontos gravados nos últimos três anos, frutos de um trabalho coletivo. “Um coletivo à la Caboclo Akuan, que emulsiona as individualidades marcantes dos personagens de nosso Terreiro em um uníssono poliédrico. Sambas, Ogans e músicos de todas as giras traduzem seu amor pela Umbanda em vibrações sonoras, a fim de (re)construir os pontos em sua forma mais bela. Meu trabalho é somente ajudar a cada um extrair o melhor de si. Nem é difícil, pois todo mundo que pisa no estúdio já vem cheio de vontade de fazer o mais belo possível” diz Pai Lourenço de Ogum. 

Confira: https://www.paimaneco.org.br/musica/pontos-e-musicas/

EAD do Terreiro Pai Maneco

Foi lançado em fevereiro o curso EAD, que aborda a filosofia do Terreiro Pai Maneco. Um compilado, de forma mais dinâmica e sintetizada, de todo o conteúdo do livro Umbanda Pés no Chão.

“Procuramos nos atualizar e com isso atingir os diversos perfis das pessoas que são interessadas em nosso trabalho. O EAD é mais uma alternativa para que quem não pode assistir nossos cursos presenciais conheça a nossa filosofia, não apenas para as pessoas que frequentam o Terreiro. Acredito que nosso curso será assistido por pessoas que não residem em Curitiba. Recentemente nossa filosofia foi adotada em um Terreiro em Portugal e temos pessoas no interior do Paraná que estão muito interessadas pelo curso. É a Umbanda sendo propagada mundo afora”, explica a Mãe Camila de Iemanjá.

As inscrições são feitas diretamente pela plataforma: https://tpm.eadbox.com

MARÇO

Cruzamento Mãe Fabiana

Na primeira quinta-feira de março, a Mãe Fabiana de Oxóssi foi cruzada Mãe Pequena do Terreiro Pai Maneco, pelas mãos de Mãe Georgiana de Iemanjá. O ritual contou a presença de dirigentes do Terreiro, sob olhares de dezenas de médiuns, amigos e familiares.

Curso de Tarô

No dia 7 de março, o Pai Bitty comandou um curso presencial de dinâmicas e práticas com uma vivência de leituras do Tarot, com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre os significados dos arcanos maiores.

Apresentação da Engoma com Sandro Luiz

As sambas do Terreiro fizeram uma participação no Espetáculo Curador da Alma, do Pai Sandro Luiz, de São Paulo. O evento aconteceu no Teatro Positivo, em Curitiba. Nossas sambas cantaram um ponto de Iansã que emocionou as centenas de pessoas presentes no teatro em uma tarde muito especial.

Trabalho de Praia

O trabalho de praia do Terreiro Pai Maneco aconteceu no dia 14 de março, no Village Pontal, onde centenas pessoas compareceram na tradicional homenagem à Iemanjá.

Confira as imagens: https://www.paimaneco.org.br/2020/03/18/fotos-do-trabalho-de-praia-2020/

Pandemia do novo Coronavírus

No dia 15 de março nossas atividades foram suspensas, por tempo indeterminado, visando evitar qualquer foco de contágio entre os membros de nossa corrente e assistência.

Vídeo dos dirigentes – Fique em casa

Dirigentes de diversos Terreiros se uniram para transmitir em vídeo uma importante mensagem e incentivar para que todos ficassem em casa, a fim de evitar a propagação do novo Coronavírus.Assista: https://www.instagram.com/tv/B-D4d6qlMtK/?igshid=1ev7c3jskwo58

Religiões unidas

No dia 27 de março, com fé e amor ao próximo, o Terreiro Pai Maneco deu as mãos à Igreja Católica e solidarizou com a bênção Urbi et Orbi pelo fim da pandemia de Coronavírus.
É um momento especial para os católicos. A bênção só acontece na Páscoa, no Natal e na escolha de um novo Papa. Desta vez, será pela saúde do mundo.

ABRIL

Lives

As lives do TPM começaram ainda em março, porém a primeira live transmitida através da pagina do Instagram do Terreiro aconteceu no dia 13/04 e foi comandada pela Mãe Lucília, juntamente com Pai Jussaro.

Desde então foram dezenas de eventos online neste formato, que se estendeu até o mês de outubro.

Mãe Lucília conversou com os dirigentes da casa, e também com  personalidades como Hélio Pimentel e Guta Stresser, além de ter sido convidada para participar em várias lives sobre Umbanda.

Pai Jussaro conversou com quinze Mães e Pais Pequenos da casa. Pai Renato e Pai Bitty também conduziram lives com convidados especiais durante o período. E ainda tivemos as lives de estudo sobre umbanda e história, feitas pelo médium Edgar Cavalli.

MAIO

Reencontro com o Sagrado

No início de maio o Terreiro Pai Maneco abriu as portas para seus médiuns de uma forma diferente, totalmente adaptada ao cenário atual de distanciamento social, provocado pela pandemia do novo Coronavírus. “Depois de termos relatos de depressão, por causa do isolamento, acreditei que isso não teria acontecido se as giras estivessem acontecendo normalmente. Percebemos como é importante o contato das pessoas com o plano espiritual e abrir o Terreiro para que elas pudessem ter esse acesso, muda muita coisa”, afirma a Mãe Pequena Camila de Iemanjá.

“Nos preocupamos com a saúde e a restauração da fé, mas também com as restrições determinadas pelos órgãos competentes. Para a segurança de todos, foi exigido muito álcool gel, máscaras, e cordões de isolamento. O número de médiuns que fizeram a visita foi controlado por agendamento prévio. “Receber os médiuns foi uma grande emoção. Todos estavam felizes e emocionados em poder estar lá. Foi uma energia incrível”, relata a médium Priscila Ricardo, que está à frente da organização, que conta, além da coordenação da Mãe Camila, com colaboradores do terreiro e voluntários.

Encontros virtuais

Maio também foi o mês das lives e dos encontros virtuais. Momento de reflexão, de buscar se reinventar e de se conectar de formas alternativas com toda a energia que a Umbanda tem a oferecer. 

Massarocada

O mês de maio foi encerrado com alguns dirigentes do terreiro realizando a massarocada, que teve como objetivo alimentar os alguidares dos médiuns da casa, visando a firmeza espiritual.

Segundo a Mãe Lucilia de Iemanjá, o rito, que sempre é feito na presença dos médiuns, neste momento de pandemia foi realizado de forma diferente, sem a presença dos filhos da casa e assistência e seguindo as orientações e protocolos da Secretaria Municipal da Saúde, no sentido de prevenção da transmissão e infecção pela Covid-19 (Coronavírus).

Relembre: https://www.instagram.com/tv/CAi5dDGFj0j/ // https://www.instagram.com/tv/CAi9uVDlZnc/ // 

JUNHO

Prestigie seu irmão de corrente

Em junho foi lançado um catálogo com produtos e serviços realizados pelos membros da corrente, com o objetivo de fomentar os negócios, em época de crise.

Confira: https://www.paimaneco.org.br/2020/06/03/prestigie-seu-irmao-de-corrente/

Caridade em tempos de pandemia

O fundamento mais importante da Umbanda é a caridade, seja espiritual ou material. Em época de pandemia, onde os trabalhos espirituais estão suspensos, se destacou ações de caridade e de amor ao próximo, realizadas por alguns médiuns da casa, que se movimentam para buscar doações e entregar a quem precisa. Também foi cedida a nossa cozinha para produção de marmitas que são entregues em vários pontos da cidade.

JULHO

Grupo de estudos

Em julho foi iniciado o grupo de estudos do Terreiro, conduzido pelo Pai Caco os encontros aconteciam inicialmente duas vezes por semana. Nas reuniões o livro Terreiro Pai Maneco – Umbanda Pés No Chão, que trata da filosofia da nossa casa, foi estudado do início ao fim. Além disso, em todos os encontros diversas questões sobre a Umbanda e o Terreiro eram discutidas, contando sempre com ajuda dos dirigentes da casa.

Homenagem ao Pai Beco

No dia 18 de julho, com o coração apertado, nos despedimos do nosso amado Pai Beco de Oxóssi após sua passagem. As pessoas puderam ir até o salão principal do Terreiro e prestar a última homenagem ao pai de santo. Tudo isso com muita segurança, é claro. Foram respeitadas regras de distanciamento e tivemos controle de acesso de pessoas ao espaço. 

“A fé inabalável, a crença nos guias e o amor pela Umbanda fazem de Pai Beco de Oxóssi um exemplo a ser seguido. Um exemplo que ficará para sempre em nossos corações, em nossas mais felizes memórias.”

Com muita fé, amor, e alegria, que jamais pode faltar quando se trata de Pai Beco, fizemos nossa homenagem.

https://www.instagram.com/tv/CCrHFzRFHQY/?igshid=b9wtz3eok2cr // https://www.instagram.com/p/CC2NGbCFpEr/?igshid=fe4qsng5tzmb // https://www.instagram.com/p/CCr2OxYlz9b/?igshid=7a8rlrp48aji

Lives da Engoma com convidados

Após uma live emocionante em junho, as sambas do Terreiro, deram sequência nas lives chamadas “O Som da Engoma”, desta vez quinzenalmente sempre com um convidado especial, passaram por esta atração o Pai Sandro Luiz, Fernanda Coradini, e para valorizar e divulgar os trabalhos feitos no Terreiro, foram convidados João Soto e Reinaldo Godinho, ambos responsáveis por dezenas de pontos que são cantados no TPM. Além desses, houve uma live em homenagem ao Pai Fernando de Ogum, e para encerrar, os médiuns Luana Krasa, Cinthia Schunig e Gilberto Pereira, foram convidados para contar histórias e cantar com a Engoma.

Homenagem ao Pai Fernando de Ogum

“Por aqui seguimos seus passos descalços da Umbanda Pés no Chão que nos ensinou”

31 de julho será sempre uma data lembrada no Terreiro Pai Maneco, afinal, esta data marca o dia da passagem do nosso grande mestre e fundador, Pai Fernando de Ogum. Já se passaram oito anos desde então, e desta vez, sem a possibilidade das homenagens durante as giras da nossa casa, as mães e pais de santo fizeram um belíssimo vídeo em homenagem ao mestre.

“Não posso entender uma religião que não possa caminhar com a modernidade, a humildade e coragem para mudar conceitos, descobrindo e adotando novos valores.” – Pai Fernando de Ogum

Assista ao vídeo: https://www.instagram.com/tv/CDUXKCdFs6h/?igshid=dxl8w3ss3nur

AGOSTO

Dia dos pais

Para comemorar a data foi veiculado nas redes um vídeo em homenagem a todos os pais de santos de nossa casa. 

“A principal função de um Pai de Santo é o auxílio do desenvolvimento da mediunidade, a direção da gira e a orientação espiritual sem interferência ao livre arbítrio do médium.

Por esse motivo, para nós do Terreiro Pai Maneco, chamamos os Pais de Santo de Dirigentes .

Contudo, é inegável que haja entre seus filhos de corrente a admiração e o respeito.

Portanto, precisamos parabenizar os Dirigentes da nossa Casa pelo Dia dos Pais, especialmente pela representatividade que possuem na vida daqueles que prestam as orientações espirituais.

SARAVÁ!”

Assista ao vídeo de homenagem aos pais de santo: https://www.instagram.com/p/CDrKrdCldia/?igshid=12p73o620anrz

Feijoada e Bingo Virtual

No final de agosto o Terreiro Pai Maneco promoveu a Primeira Feijoada Virtual. A feijoada pôde ser adquirida via delivery ou entrega em casa.

“Em tempos de pandemia, onde o distanciamento é necessário, a ideia surgiu para nos unirmos e nos encontramos, mesmo que seja cada um em sua casa”, conta a Mãe Lucília de Iemanjá.

Além disso, tivemos uma ação entre amigos virtual para acompanhar a feijoada. O grandioso Bingo do Marreco, já tradicional em nossa casa, não pôde ocorrer esse ano, mas isso não impediu que os médiuns pudessem se encontrar virtualmente e fazer mais uma ação para ajudar nosso terreiro. E se divertirem, é claro.

SETEMBRO

Aniversário Pai Fernando

Iniciamos o mês de setembro com muito amor, afinal, dia 01/09 é a data de nascimento de Pai Fernando. Uma série de publicações foram feitas para lembrarmos dos ensinamentos e de todo amor que rodeia nosso pai de santo. Finalizamos a primeira semana com uma live da Engoma em homenagem ao Sr. Fernando, transmitida diretamente do salão principal do TPM.

Cruzamentos 

No dia 25/09 tivemos o segundo cruzamento de Mãe Pequena do ano no Terreiro Pai Maneco, desta vez com a Mãe Kely de Iemanjá. Em um belo ritual conduzido pela Mãe Lucília, e respeitando as regras de distanciamento social, foi cruzada a mais nova Mãe Pequena da casa.

Na mesma noite, o Pai Lourenço de Ogum, foi recolhido na chamada camarinha para se preparar para seu cruzamento, que seria feito na manhã seguinte. Enquanto Pai Lourenço ficou recolhido no roncó santo, todos os amalás usados no ritual do dia seguinte foram preparados com muito amor, e ao som de pontos cantados.

Este ritual correu madrugada adentro, e pela manhã, Pai Lourenço fez sua saída da camarinha e foi consagrado pai de santo através de um belo ritual. Nascia ali o mais novo Babalaô do Terreiro Pai Maneco.

OUTUBRO

FESTA DAS CRIANÇAS

No mês das crianças não faltou homenagem para elas. No dia 11/10, foi transmitida uma live através do canal do Youtube do Terreiro, inteiramente voltada aos pequenos. Eles puderam participar de uma oficina para aprender a confeccionar instrumentos musicais em casa. Logo após, aconteceu uma contação de histórias sobre todos os Orixás do Terreiro em passeio pelo jardim dos orixás, com Ogans e Sambas caracterizados tocando e cantando pontos de cada Orixá durante a história.

Para finalizar, um coral com várias vozes entoaram ponto dos Erês no salão do Terreiro. Um dia com muita alegria e amor e que marcou o início de uma nova fase da casa em 2020.

A live e as fotos estão aqui: https://www.paimaneco.org.br/2020/10/15/dia-das-criancas/

Retorno das giras

Um dia após a festa das crianças, as lives, encontros e ações online, deram licença para um momento muito aguardado: o retorno dos trabalhos no Terreiro.

Após ficar 211 dias sem trabalhos regulares (em mais de 30 anos de história, a casa nunca ficou fechada por tanto tempo), os trabalhos espirituais foram retomados.

Paramos por conta da pandemia do novo Coronavírus, porém sabemos que isto ainda não passou, e portanto o retorno só foi possível após um amplo estudo dos protocolos de saúde, e com a implantação de medidas rigorosas para evitar o contágio do vírus. Uso de máscaras, escudo facial, distanciamento, higienização das mãos e um controle rigoroso do acesso de pessoas foram algumas das medidas tomadas pela direção do Terreiro para garantir a segurança dos médiuns e funcionários. Por ora, também retornamos apenas para trabalhos internos, recebendo os pedidos da assistência através de formulário online.

Um novo jeito de se fazer Umbanda, mas com toda força, amor e segurança de sempre.

NOVEMBRO

2ª Edição do Almoço Pai Maneco

Durante todo o mês de novembro as giras continuaram acontecendo, e no dia 28 ocorreu a segunda edição do Almoço Pai Maneco. Desta vez o cardápio foi uma legítima moqueca baiana, preparada em duas versões: tradicional, com peixe, e a vegana, mista de banana da terra e batata doce branca.

Os pedidos puderam ser retirados diretamente no Terreiro em um sistema Drive-Thru, além disso, dezenas de almoços foram entregues na casa dos médiuns que assim optaram.

DEZEMBRO

Gira de encerramento

O dia 7 de dezembro marcou o encerramento dos trabalhos espirituais no Terreiro em 2020. Uma gira somente os dirigentes da casa aconteceu no salão principal. Durante o trabalho foram entregues amalás para todas as linhas que trabalham na casa.

Desta forma, os dirigentes encerraram com muito axé o ciclo de trabalhos em 2020.

Registros pela lente de George Naday: https://www.paimaneco.org.br/2020/12/12/gira-de-encerramento/

Retrospectiva Spotify

A Umbanda pelo mundo por meio do som autoral do Terreiro Pai Maneco! 56 países escutam a nossa música! É pra ter MUITO orgulho e gratidão à nossa Engoma!

Nesse ano tivemos:

442.9 mil streamings

13,6 mil horas ouvidas

52 mil ouvintes

56 países

O nosso Hit desse ano foi o ponto do Seu Capa Preta. Esse ponto foi ouvido mais de 14 mil vezes em 25 países e está presente em mais de 589 playlists! UFA!!! 

Esses são nossos dados do Spotify e sabemos que esse número é ainda maior pois estamos presentes em outras plataformas!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.