fbpx

ESTUDANDO COM PAI FERNANDO III

Estudando com Pai Fernando

29 de Abril de 2023

No “Minha Opinião” do Pai Fernando de Dez/Jan 07, ele já começa nos lembrando o quanto a espiritualidade está presente no nosso dia a dia “Quando os espíritos tentam e não conseguem se comunicar, ou quando não querem interferir no nosso livre arbítrio, eles costumam mandar sinais. Provocam situações que nos chamam a atenção indicando um caminho que devemos considerar se devemos ou não segui-lo” em seguida ele discorre sobre as grandes atuações do Terreiro Pai Maneco como aulas, quantidades de médiuns atuantes no terreiro, visualizações no site do terreiro e reflete sobre ampliar o terreiro para outros Estados.

Entretanto ao sair de casa para fazer compras encontra uma filha de corrente e essa situação mexe profundamente com seu sentimento:

Fui comprar frutas em um mercado. Estava na fila do pagamento das compras quando vi uma das funcionárias da casa vindo em minha direção com um gostoso sorriso, deixando aparecer um aparelho de corretivo dos dentes. Morena, alta, bonita e muito jovem abraçou-me com um entusiasmo contagiante declarando sua enorme satisfação de eu estar presente na empresa em que ela trabalha. Faz dois anos que frequenta a casa que eu dirijo. Mostrou-me, toda orgulhosa, sua guia de proteção com a cor de Iemanjá. Que vergonha, eu não a tinha reconhecido.

Quando voltava no carro, o meu silêncio foi cortado pela observação de minha esposa, que enalteceu aquele momento como um fato de rara beleza, ou seja, a alegria da jovem médium em rever seu pai de santo. Não revelei como eu estava desenxabido. À noite o rosto radiante da simpática menina não saia da minha cabeça. Que pai de santo sou eu? Fico preocupado em propagar as vitórias do terreiro e nem sei o nome da devotada filha da Rainha do Mar?”

Aqui ele volta o seu pensamento para o início do texto, sobre os sinais que os espíritos nos dão e temos que estar atentos a eles e ele, como sempre, estava atento: “Diante do sinal que saltou aos meus olhos, resolvi voltar para minha origem, de onde nunca devia ter saído. Vou ser novamente um pai de santo dos médiuns do Terreiro do Pai Maneco, a Casa dos Espíritos como antigamente era conhecido. Rememorei que o meu verdadeiro orgulho está em participar de uma corrente alegre e que me envolve emocionalmente. Voltei para minha toca. Estarei lá no chão humilde das entidades que nos dirigem, à disposição de quem quiser. Tinha esquecido que Pai de santo deve zelar a sua casa e cuidar de sua corrente.

E falando sobre o cuidar da corrente mediúnica, abaixo iremos colocar citações do blogo do Pai Maneco que nos mostram todo o cuidado que ele nos ensinou.

Ao ser perguntado sobre o desenvolvimento mediúnico e dificuldades de incorporação entre os médiuns, ele nos diz “Vou confessar que eu como dirigente prefiro que os médiuns vão mais devagar. Quem sabe aqueles que estão mais adiantados, fiquem para trás. FMG

Ainda sobre o desenvolvimento mediúnico e incorporação das entidades, ele nos explica: “Isso pode fechar um ciclo de confiança e conhecimento. Quando você estiver dentro de um terreiro onde os dirigentes cuidam de você, onde existe uma organização só voltada para o bem comum, as aulas, treinamentos de desenvolvimentos mediúnicos, onde a cultura e sua transmissão através de encontros e filmagens, onde os dirigentes também têm seus treinamentos e troca de ideias, onde a transparência não é ficção e verdade está acima da mentira, onde a sinceridade dos dirigentes é clara, onde a humildade deles enterrou bem fundo a prepotência, onde as giras são tão abertas que em seus encerramentos o público entra na roda e faz parte da oração final, onde as entidades estão sempre voltadas para a caridade, a igualdade e a liberdade da religião e o máximo respeito pelo livre arbítrio de todos, onde existe uma organização que só cuida da religião e os interesses pessoais e financeiros há muito tempo foram escoados pelo esgoto, onde os médiuns se comunicam e se gostam, sei lá, são tantas outras situações que marcam o terreiro com a marca dos sete Orixás Cósmicos, tudo isso e mais do que esqueci, pode ficar certo que se você estiver no meio do terreiro você pode não estar sentindo a vibração do espirito mas ele estará lá, bem do teu lado, cuidando de você FMG

Quando questionado sobre uma frase que sempre era repetida “Cavalo alisado é cavalo estragado”, ele reflete: “Alisar, não significa bater. Na nossa casa temos de uma forma geral o mesmo tipo para tratar com os médiuns, havendo alterações de uma para outra gira, mas o respeito pelos médiuns existe e a dedicação às suas mediunidades faz parte da filosofia do nosso terreiro, principalmente tendo os médiuns a liberdade de falarem e conversarem. Pelo tamanho da nossa gira tem todo tipo de mediunidade desde psicografia até vidência. Todos eles aprendem seus caminhos. Nunca é demais saber e treinar a mediunidade, mesmo que ela não seja pratica na Umbanda. Leitura de baralhos, runas, energias tudo isso tem aos montes e acho que quanto mais aprenderem melhor, muito embora isso não seja feito no nosso terreiro, mas é iniciativa de cada um. FMG.”

E se eu estiver incorporado e algo acontecer na gira que me fará perder a concentração e o contato com a entidade? “Não se preocupem com isso. É normal principalmente entre os médiuns novos acontecerem fatos que lhes chama a atenção durante uma incorporação atrapalhando contato com a entidade. Vou dar um conselho que eu sempre segui: não faça nada a não ser que seja solicitado. Para isso é que existem capitães de terreiro. FMG

Sobre a preparação, preceito, recomendado a ser feito no dia anterior da gira ele nos explica: “Acho que muito antes da noite que antecede os trabalhos eles já estão sendo preparados. Nós médiuns sim, no dia do trabalho devemos cuidar do nosso bem estar, banho de ervas adequados e um controle para equilibrar bem nosso mental. O que acontece na gira é um entendimento inteiramente intuitivo, onde o dirigente recebe todas as informações necessárias para o desempenho do trabalho que vai comandar. Essa intuição fica gravada em nosso mental. FMG.”

Algo que era sempre praticado pelo Pai Fernando era a liberdade que dava a seus médiuns de perguntarem, enfatizado nessa resposta do blog: “Eu acho que um dos grandes erros da pratica da Umbanda é as pessoas não perguntarem aos seus dirigentes o que querem saber. É um direito do médium perguntar e uma obrigação do dirigente em responder. FMG

Pelo exemplo ele nos mostra a importância de confiar no dirigente e se entregar nos trabalhos mediúnicos: “Confie no dirigente, não questione e vá em frente. Quando eu entrei no Terreiro do Edmundo Ferro ele me confessou que tinha até mesmo um constrangimento para bater na minha mediunidade por eu já ter tido um desenvolvimento espiritual de vinte e cinco anos. Eu disse: estou aqui e esqueci o passado; se eu for um bom médium no futuro, o mérito será teu, mas se eu não for a culpa será tua, porque eu estou me entregando nas tuas mãos. Faça assim também. FMG.

Os médiuns da corrente também fazem parte de todo o trabalho mediúnico, esperamos que os dirigentes nos cuidem, mas é importante fazermos a nossa parte, para isso é preciso uma corrente afinada e concentrada, nesse ponto ele nos explica: “A corrente deve estar atenta a todos os movimentos da gira, não conversar com o vizinho, não observar as incorporações dos irmãos da corrente e manter a mente ligada ao ponto cantado, que não deixa de ser uma forma de se concentrar. Se a corrente estiver dispersa, os dirigentes devem fazer os reparos necessários e os membros que estão observando isso devem ficar concentrados sem mentalizar nenhum aborrecimento.

Finalizamos esse tema com 5 perguntinhas simples, que foram respondidas pelo nosso querido Pai Fernando:

Gostaria da sua opinião como pai de santo e ser humano.
P. – O que é ser um bom pai de santo para o Senhor?
R. – Aquele que é humilde, que respeita os Orixás e cuida dos membros de sua corrente, inclusive lhes dando liberdade de pensamento.
P. – O que é ser um bom médium?
R. – É ser dedicado, obediente à Umbanda e fiel ao seu pai (ou mãe) de santo, sem deixar, entretanto, que seja subjugado pelo medo e ordens burras.
P. Qual a função do capitão?
R. A função do capitão é auxiliar os dirigentes nas giras e da corrente, por isso preferencialmente o capitão deve ser médium que não incorpora. A preparação é um ritual que varia de casa para casa. Nós aqui fazemos o cruzamento chamando todas as linhas e oferecendo os amalás a cada um.
P. – O que é ser um bom pai pequeno?
R. – Está dentro das qualidades do pai de santo, mas sendo inteiramente fiel a ele, uma vez que é o seu substituto em eventuais impedimentos do dirigente. FMG.
P. – O que é ser um cambone?
R. Essa tarefa não significa só passar material para a entidade, mas ficar atento para coibir abusos por parte dos consulentes, às vezes mal intencionados, proteger o espirito e o médium, traduzir a consulta ao consulente e comunicar a direção do terreiro se houver consultas atravessadas e que estejam ferindo a filosofia do terreiro.

Texto: Denise Oliveira

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.