fbpx

ESTUDANDO COM PAI FERNANDO II

Estudando com Pai Fernando

22/04/2023

            Em dezembro de 2007, Pai Fernando publicou no Minha Opinião sobre o uso do álcool e do fumo nos rituais da Umbanda:

Sempre entendi como a grande magia da umbanda o uso do álcool e do fumo. Eu particularmente senti na carne essa coisa estranha que é beber e não se embriagar, e mesmo fumar vários charutos seguidos e não sentir nenhum enjoo. Isso, apesar de me deixar assombrado, não se encaixa dentro de um costume sadio e espiritualizado. Sei que os espíritos não bebem e nem fumam, então porque os médiuns têm que beber e fumar? A explicação mais lógica até agora que me foi dada é que é para embriagar o médium e facilitar o domínio de sua mente pela entidade comunicante. A fumaça serve para defumar. Vou seguir nesta linha. Se houver explicação melhor, avisem-me que volto atrás.

No blog do Pai Maneco, Pai Fernando escreveu mais algumas coisas a respeito do uso desses materiais pelas entidades: “A bebida e o fumo não têm nenhuma influência negativa ou positiva no trabalho da entidade. Bebendo ou não o espírito é a mesma força. Na verdade, o álcool é usado pela entidade para amolecer o médium. A grande magia está na forma como a entidade neutraliza a influência da bebida no médium.

Entretanto ele mesmo tinha dúvidas sobre o uso dessas substâncias, explicando dessa forma “O médium ingerindo bebida alcoólica com a intenção de permitir ao espírito o domínio de seu mental, deixa a comunicação capenga. A terceira energia (espírito do médium e do espírito) formada por duas inteligências, com o porre do médium, metade fica prejudicada. Não seria melhor se essa incorporação fosse totalmente inteligente? Ou seja, a mente espiritualizada da entidade somada com a do médium, devidamente preparada? O fumo durante as sessões de descarrego está sendo usado como defumador para limpar os pacientes, inclusive pessoas doentes e crianças. Isso está certo?

Nesse ponto ele nos brinda com sua declaração de esperança de um dia ver a Umbanda acontecer sem que sejam usados “Quem fuma é o médium. O espirito devia no máximo espalhar a fumaça. Claro que quando a Umbanda foi criada havia um motivo e com certeza muito sério para o sr. Zélio de Morais ter permitido o uso desses elementos daninhos para a saúde com sérios reflexos na família. Eu que estou com a qualidade de vida ruim por causa do fumo, e já perdi várias pessoas queridas pelo vício do álcool, berro contra isso. No terreiro que eu dirijo eu não proíbo o fumo e o álcool, mas tenho esperança que a Umbanda acorde e faça uma campanha contra isso. O fato de a religião sempre ter admitido esses vícios, não significa que não possa mudar. Não vamos nos prender ao passado.

Ao ser questionado, no blog, sobre a “descaracterização“ da Umbanda criada por Zélio de Moraes ao incentivar o não uso de fumo e álcool nas giras, Mãe Camila nos responde: “Tem razão quando alega que a Umbanda do Sr Zélio de Moraes era com bebida e cigarro/charuto, mas é bom lembrar que isso foi em 1908, quando não se sabiam os malefícios que o cigarro e bebida traziam. No TPM, o Pai Fernando adotou a filosofia de ser opcional fumar ou beber, desde que no toco, por diversas razões.
Acho errado que um médium que tenha largado o seu vício volte a tê-lo em nome da religião, ou então, o consulente que vai se consultar e fica recebendo fumaça em seu rosto.
Também, quando vemos médiuns que eram viciados e na gira conseguem se controlar, acredito que essa seja uma exceção entre os demais casos.
São por essas questões mais humanitárias que essa atitude foi adotada.
Além do que, gosto de falar dessa história, uma vez eu estava no terreiro e Seu Akuan chamou as crianças que estavam na assistência, entre as quais uma de quinze dias. Então ele, sabiamente, disse que esse era mais um dos motivos que não se deveria fumar lá dentro.
Então são por essas razões, entre outras que poderia escrever aqui, que eu vejo a desnecessidade do uso do álcool e do cigarro.

Vamos finalizar esse assunto com as considerações finais do “Minha Opinião” publicada por ele:

Na minha trajetória no espiritismo perdi a conta de quantos médiuns eu já fiz desenvolver suas mediunidades. Sempre usei como princípio o conhecimento, a limpeza do perispírito e a honestidade. Tento passar o que eu sei sobre todas as técnicas de incorporação e concentração, ensino os banhos de ervas e a paz que deve anteceder todas as incorporações, e peço que me comuniquem tudo que lhes acontece, para eu poder avaliar até que ponto o médium está preparado. Quanto ao uso do fumo também lhes ensino toda a técnica da limpeza astral, o que será muito mais eficiente que uma baforada mal cheirosa. Acho que a Umbanda deve começar a rever seus rituais.

Mas aproveitando que ele cita sobre técnicas de incorporação, concentração, e limpeza astral, iremos destacar alguns ensinamentos que ele nos deixou através do blog do Pai Maneco:

“Existem várias técnicas para uma incorporação, desde fechar os olhos e tentar concentrar, ou de olhos abertos e fixar um ponto distante para relaxar a concentração, e a mais simples que é ficar tonto. Por isso é que os médiuns ficam rodando. Eu acho que, ao invés de rodar, se o médium fizer uma respiração rápida pelo nariz, a falta de oxigênio provocará uma tontura no médium, facilitando a incorporação da entidade. A finalidade é para que médium enquanto estiver tonto não pense em nada libertando o seu mental.”

Para que a incorporação seja boa e firme, o médium tem que se sentir totalmente livre de qualquer incomodo que possa lhe desviar a atenção enquanto estiver incorporado.”

Desenvolver a intuição, a transmissão de pensamento, a concentração e tem mais uma série de atitudes que podem ser tomadas, inclusive os amalás e fortalecimento do Anjo da Guarda e o culto às entidades são opções para o desenvolvimento da mediunidade”

Um treinamento de concentração seria muito importante. Concentrar é o segredo de tudo, mas concentração não é fácil. Eliminar a cabeça de qualquer pensamento é muito difícil. Eu sugiro que comece a treinar em um campo de luz distante, como por exemplo uma luz de rua, olhe firme, tente trazer essa luz para o meio de seus olhos e faça o teu olhar tentar enxergar essa luz. Parece complicado, mas não é. Tente para ver como tua energia vai fluir mais e as tuas defesas vão aumentar.

“O atabaque é música, e música mexe com as pessoas. Isso é bom e saudável, além de levar o médium à concentração.”

“O mais simples: tente ver no meio de suas sobrancelhas uma figura qualquer. Dirija com todo empenho o olhar com os olhos fechados. É o início de uma concentração. Para facilitar a figura, deixe uma carta de baralho grudada no meio da testa e tente vê-la.  Mas treine, treine e treine. Com toda paciência.”

“O banho de descarrego, com ervas, deve ser tomado antes de ir para a gira, é a forma de limpeza do seu perispírito.”

Contudo, concluímos para afirmar que a decisão, neste caso, ainda se dá pela vontade do médium.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.