fbpx

Grupo Escoteiro Fernando Guimarães

Pai Maneco terá primeiro grupo escoteiro do Brasil em um terreiro de Umbanda.

Iniciativa busca oferecer a prática do escotismo à comunidade do Terreiro e entorno.

Pode ser que você tenha visto recentemente pelo Terreiro Pai Maneco umas pessoas andando com um lenço pendurado no pescoço. Talvez você já os tenha visto em outros lugares da cidade: parques, praças, em mutirões de limpeza, ajudando em ações comunitárias etc. Essas pessoas são os escoteiros e fazem parte de um dos maiores movimentos educacionais para jovens do planeta, o Escotismo. E o que tem isso a ver com o Terreiro Pai Maneco? Estamos inaugurando aqui o primeiro grupo escoteiro em um terreiro de umbanda no mundo! E isso nos enche de alegria, pois Escotismo e Umbanda têm tudo a ver.

Para começar, tanto a umbanda como os Escoteiros defendem a natureza. Um dos artigos da Lei Escoteira, que é o código de conduta dos escoteiros, diz que “o escoteiro é amigo dos animais e das plantas”. Isso significa que preservar a natureza faz parte do dia a dia do escoteiro, onde ele estiver. Outro ponto em comum é a questão da Promessa Escoteira e do Juramento (Amaci) na Umbanda. Nos dois casos, é uma escolha consciente da pessoa que resolve aderir aos princípios ou do Movimento Escoteiro ou da Umbanda. E no caso do escotismo, isso acontece a partir dos seis anos e meio. O escoteiro é aberto a todas as pessoas, independente de cor, raça ou orientação sexual, e apesar de ser um movimento laico, ele incentiva que seus integrantes professem uma religião. Os escoteiros são chamados a serem protagonistas de suas histórias e são responsáveis por si mesmos, sempre trabalhando em grupo. Ainda há muitas outras semelhanças que poderiam ser citadas, como o uso de símbolos, cerimônias especiais e de passagem, celebrações de conquistas, dentre tantas.

O Escotismo foi criado em 1907 por Robert Baden-Powell, um militar inglês que usou seu aprendizado no campo de batalha para desenvolver um método educacional fora da sala de aula para ser aplicado em jovens. Em 1910, o Escotismo veio ao Brasil. Hoje, há cerca de 57 milhões de escoteiros no mundo, todos eles realizando atividades desde as mais conhecidas, como acampamentos, até atividades de grande importância social, como a recepção aos refugiados ucranianos nos países vizinhos à Ucrânia ou o apoio à distribuição de mantimentos em países que sofrem desastres naturais, como as vítimas dos ciclones Ana e Batsirai nos países africanos de Madagascar, Malawi, Moçambique e Zimbábue, em fevereiro desse ano.

O Grupo Escoteiro Fernando Guimarães – sim, ele já tem nome! – está sendo criado por um grupo de voluntários do Terreiro. O objetivo é oferecer a prática do Movimento Escoteiro para jovens de 6 a 21 anos de idade, aberto à comunidade em geral. No momento, os adultos estão realizando atividades preparatórias para se capacitar e poder receber os jovens interessados. Vale lembrar que qualquer adulto pode se tornar um chefe escoteiro, não é necessário ter sido escoteiro na juventude (aliás, a maior parte dos voluntários não foi escoteiro). Se tiver interesse, deixe seu nome na secretaria do Terreiro que os voluntários entrarão em contato.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.