fbpx

A Capa do Exu

A Capa do Exu

Para a Mãe Lucília de Iemanjá, a capa usada pelos Exus durante os trabalhos espirituais faz parte do folclore da Umbanda, que alguns terreiros seguem, outros não. “Nós gostamos de cultuar as coisas da raiz da Umbanda e a capa faz parte”, conta.

“As Pombas Giras não têm capa porque já usam saia e outras ferramentas. Na realidade, para trabalhar com Exu não precisa nem de capa, nem de saia, mas aqui em nosso terreiro gostamos e respeitamos essa tradição da Umbanda”, acrescenta.

A Mãe de Santo explica que a capa é dada quando o médium já tem alguns anos de terreiro e cumpre a função como médium de consulta. “Fazemos o ritual de obrigação dessa entidade com o médium e é nesse momento que a entidade, às vezes, pede a capa”, relata.

Além do médium usar a capa como um centralizador de energia durante as consultas, no Pai Maneco ela também é usada num ritual no final do trabalho, que é um momento de limpeza e de regeneração de energia, onde a energia se transforma. “Alegria e esperança são depositadas naquelas capas que circulam no terreiro, que tem uma grande magia”, diz.

Lucília explica que o ritual de limpeza começou com a capa do Seo Tranca Rua das Almas, entidade que trabalhava com o Pai Fernando de Ogum. “A capa dele, diferente dos demais Exus, tem a cor azul porque ele foi cruzado na linha do oriente, dentro do Terreiro Pai Maneco”.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.