fbpx

Tambores para a Liberdade

O Projeto Tambores para a Liberdade, do Tambores do Paraná, acontece todas as segundas-feiras na DEPEN, Casa de Custodia de SJP (CCSJP) e envolve 25 detentos.

A ideia do projeto partiu para atender ao pedido do diretor da Casa de Custódia, após a primeira apresentação do grupo no local, em junho.

O objetivo é apresentar as religiões afro-brasileiras de forma lúdica, a partir da
musicalidade, e revelar a verdadeira natureza de tais religiões contribuindo para a desmitificação das mesmas e, com isso, o combate à intolerância religiosa e a garantia da liberdade de culto, prevista pela Constituição Federal. “Também buscamos oferecer ao encarcerado uma atividade educativa/cultural/religiosa que colabore na sua reinserção no convívio social, bem como no equilíbrio emocional e espiritual durante o período do cárcere. Fazemos esse projeto com orgulho e alegria porque acreditamos no ser humano”, explica Maycon Kopp, idealizador do projeto.

A Oficina musical com técnicas de atabaque voltadas às religiões afro-brasileiras acontece semanalmente, com duração de duas horas. Os alunos são selecionados pela instituição carcerária.

Existem duas formas para contribuir com o projeto. A primeira é com doações de instrumentos novos e usados e a segunda é em espécie.

Caixa Econômica Federal
Maycon M. Rodrigues Kopp
CPF: 035.957.899-38
RG: 7804337-7
agência: 1316
operação: 013 (poupança)
CP: 00006401-0

Sobre o Tambores do Paraná: É um grupo cultural de música étnica africanista, que busca por meio do seu trabalho fomentar a cultura musical ancestral utilizada nos ritos religiosos de matriz africana.

A “Associação Cultural Grupo Tambores do Paraná”, é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de “Associação Civil” e sem fins lucrativos.
As atividades da Associação citada acima, caracterizam-se pelo fomento, pela difusão, ações de base assistencial, recreativas mas principalmente educacionais, sem nenhum caráter partidário, apesar do âmago religioso.
Em atividade ininterrupta desde 2013, sempre participando de eventos municipais, estaduais e nacionais de grande vulto, o grupo é ganhador de vários prêmios em festivais de importância étnica e religiosa.
Sendo uma associação já sólida em suas atividades, com uma estrutura organizacional bem definida em termos de funções e hierarquia, tem realizado seu trabalho ao longo dos anos sempre utilizando recursos próprios e colaboração de amigos e simpatizantes. Não possui ainda uma sede própria e nunca lançou mão, até o presente momento, de busca por patrocínios externos.
Em seis anos de trabalho, o grupo alcançou notoriedade e com isto houve aumento de demanda nas apresentações que são voluntárias, e sempre realizadas gratuitamente nas mais diversas localidades, incluindo escolas municipais, eventos públicos e também participações com artistas de nível nacional.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.