fbpx

Você sabe como se comportar numa apresentação de música erudita? Por Carolina Wanderley

Na quinta-feira agora nosso Terreiro vai receber uma valiosa apresentação musical da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, das 20 às 21 horas. Nossa casa sempre incentivou a cultura, principalmente a cultura popular brasileira. Mas também gostamos da música instrumental, erudita, clássica ou popular. E é legal saber como se comportar numa apresentação de uma orquestra, não é?

Saber ouvir é uma arte também! A formação de uma orquestra é sempre bastante numerosa. São vários instrumentos e músicos que ensaiaram exaustivamente as peças que serão apresentadas, sob o comando de um maestro. Na hora da execução musical todos os envolvidos estão na mais perfeita sintonia. Cada movimento do maestro, cada pausa, cada respiração, tudo perfeitamente organizado.

Isso é importantíssimo para que a apresentação corra bem. Só que quando o público conversa, deixa o celular ligado, ri, deixa cair objetos e faz qualquer forma de ruído, toda a elevada sintonia e concentração dos músicos e do maestro são quebradas. Em outras palavras, se você não se comporta direito, você atrapalha a Orquestra! Mas não é só isso: muito além das normas de boa educação, se portar corretamente numa apresentação instrumental é uma questão de respeito com as outras pessoas que estão no recinto para ouvir a música. Seu barulho dispersa atenção que seu colega ao lado quer dedicar exclusivamente para a Orquestra. Assim, se você não se comporta direito, você atrapalha toda a audiência! E ainda, quem não respeita o silêncio necessário para uma apresentação musical perde a chance de aproveitar, sentir a música, permitir que o ouvido e o coração experimentem novas formas de arte. Ou seja, fazendo barulho você atrapalha a si mesmo!

Ah, e tem mais um ponto, antes de terminarmos: crianças podem e devem assistir a apresentações artísticas diversas. Devemos explicar qual a forma como devem se comportar em cada ocasião e, o mais importante, devemos dar o exemplo. Crianças tendem a imitar os adultos, então vamos caprichar na quinta próxima! Até lá!

Carolina Wanderley

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.