fbpx

Obrigação

Na última segunda, no Anexo II, aconteceu o ritual de Obrigação para os médiuns do Pai Maneco, que estão há mais de três anos dando consultas. O objetivo foi fazer com que os médiuns se sintam mais fortalecidos e comprometidos com a casa.

Segue um texto da Mãe Lucília de Iemanjá que ajuda a compreender melhor esse rito:

Sempre existe a pergunta: e os nomes? Pode ter vários nomes em médiuns diferentes? Pode dirigente ter mesma entidade que um médium sem hierarquia?

Vou escrever aqui um pouco do meu entendimento sobre a Obrigação. Antigamente, as casas eram pequenas e a medida em que as entidades se firmavam, havia este ritual com o sentido dos médiuns se comprometerem com as entidades e com as casas. Então, a partir destas confirmações, bebida, guias, roupas, amalás, nomes e pontos riscados e cantados, aquele médium e aquela entidade estavam compromissados umas com as outras e com a casa.

O tempo foi passando e as características dos terreiros foram mudando, vieram mais médiuns e mais entidades e também mais de um dirigente em cada casa.

A minha insistência em fazermos todas as giras juntas é porque todos os dirigentes conheçam os médiuns de nossa confiança, todos os dirigentes devem conhecer independente da gira porque ele é servidor do Pai Maneco.

Bem, várias entidades giram em nosso terreiro, várias já fizeram suas obrigações, oras se o Seu Zé já fez este compromisso para que fazer de novo? A obrigação é com Caboclo de Xangô ou Oxóssi? Com Ogum se faz? Se já foi feito, ele pode trabalhar com outras entidades?

As respostas do que é este rito exatamente não sei, porém vejo o quanto os médiuns se sentem importantes e o quanto crescem e se agregam energeticamente a partir disto.

Mãe Lucília de Iemanjá

Fotos: Emanuele Lucia e Alessandra Marques

 

One thought on “Obrigação

  • 20 de agosto de 2019 em 23:45
    Permalink

    Poxa….
    Ontem eu senti a vibração do Seu Sete Ponteiras, veio aqui em casa e meu deu um passe.
    Estou morando em Pontal do Paraná… foi nítido pra mim… era isso então!

    Sarava

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.