fbpx

“Quem cai, levanta mais forte”. Juntos, somos mais fortes, por Gabriel Mafra

“Quem cai, levanta mais forte”. Quem falou essa frase foi o Caboclo Japorã, antes de iniciar um trabalho de Oxum para fortalecer o Terreiro das Marias, casa que foi vítima de um incêndio que devastou as instalações, e local aonde o Caboclo Japorã revelou que também trabalha. “Vou ajudar o Terreiro de Cláudia”, ele falou. Cláudia é mãe de santo da casa, e também ex-médium do TPM.
Me emocionei na hora e me emociono escrevendo agora. O trabalho era no Anexo 2 do nosso terreiro. Corrente e assistência cheias e apenas a luz do meio do salão estava acessa. A samba começou a cantar: “O sobrado de mamãe é debaixo d’agua…”, e as Oxuns foram incorporando rapidamente. O atabaque soava no ritmo das entidades e a energia logo tomou a gira.
Pensei na dificuldade das pessoas (dirigentes, corrente e assistência) que, da noite para o dia, perderam a casa em que buscam auxílio e praticam sua caridade. Olhei todas aquelas pessoas, todos aqueles espíritos e toda energia, que era absurdamente forte, tudo isso voltado para ajudar a fortalecer uma casa que precisa de amparo.
Minha emoção ao ver tudo isso foi por lembrar de quanto a Umbanda é linda e quanto essa religião pode nos ajudar e, melhor ainda, se ajudarmos uns aos outros. Mesmo que seja com apenas uma oração ou com um trabalho lindo como foi esse.
Ainda não se sabe se o incêndio no Terreiro das Marias foi um ato de intolerância religiosa ou não, ainda assim, tivemos ocorrências desse tipo em outras casas em Curitiba, além de uma onda de ataques a terreiros no Rio de Janeiro. Esses fatos só nos lembram que devemos lutar por nossos direitos e procurar de alguma forma demonstrar nossa voz.
Espero que logo o Terreiro das Marias esteja de pé e tocando a Umbanda. Que eles possam contar com toda ajuda, seja material ou espiritual. “Quem cai, levanta mais forte”, que esse seja o lema deles para se reerguerem. E que nós, umbandistas, sempre possamos lembrar: juntos somos mais fortes.

Link da vaquinha para quem puder ajudar o Terreiro das Marias: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/reconstrucao-do-terreiro-das-marias
Gabriel Mafra

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.