fbpx

7° Festival Paranaense de Curimbas

No próximo dia 18, a partir das 14h, acontece no Clube dos Oficiais da PM, o Festival Paranaense de Curimbas, que está na sua sétima edição.

“A ideia originou-se a partir das comemorações do centenário da Umbanda, em 2008, quando fizemos uma bela festa na Pedreira, com a apresentação de várias curimbas”, conta Paulo XX, presidente da Federação Umbandista do Estado do Paraná.

“Entendemos que a face mais aceita pela sociedade é a nossa música e assim os festivais servem para internamente apresentar novos pontos cantados para os terreiros, prestigiando artistas locais e, externamente, para interagir com a sociedade que apesar de tudo ainda nos discrimina”, explica.

Paulo relata que a partir dessa realidade começaram a se movimentar e fecharam uma parceria com o ICAPRA do RJ, que já vinha fazendo o Prêmio Atabaque de Ouro, anualmente e com abrangência nacional. “Nele só participam curimbas que tenham sido vencedoras dos festivais estaduais. Logo na nossa primeira participação fomos sagrados ‘Campeã das Campeãs’ com a curimba do Terreiro de Umbanda Tio Antônio, com o ponto “Curimba de Terreiro” que tinha vencido o 1° Festival Paranaense realizado em 2010. O Tio Antônio ainda sagrou-se bicampeão em 2015, com o ponto “Não só pra falar das Marias”.

A última campeã paranaense foi a curimba da Tenda Espírita São Jorge Guerreiro de Umbanda, que no ano que completou 60 anos, ganhou o festival paranaense e o troféu de Revelação no 14° Prêmio Atabaque de Ouro, realizado em 2018.

“Nessa edição o júri será formado por pessoas com notório saber musical, assim temos mestres de bateria, professores da UFPR, bailarinos, músicos conhecidos e também por dirigentes umbandistas. A premiação será para as seguintes categorias: cantiga, atabaqueiro, intérprete, torcida e revelação”, explica.

Para participar e necessário fazer uma inscrição e apresentar um ponto inédito, que se for considerado vencedor representará o nosso estado no Atabaque de Ouro.

Serviço:
Quando: 18/08, às 14h
Onde: Clube dos Oficiais da PM – Rua Frei Henrique de Coimbra, 1.011
Informações sobre inscrição e ingressos: www.fuep.org.br

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.