fbpx

Mãe Jô de Oxum

A Mãe Jô de Oxum é a quinta filha, numa família de oito irmãos. De mãe católica, que cantava na igreja, e pai espírita kardecista. Aos 17 anos, por necessidade mediúnica, iniciou seus estudos espíritas e trabalhos mediúnicos, permanecendo no espiritismo por 15 anos.

Em 1987, aos 32 anos, entrou em contato com a Umbanda, onde permanece até hoje. “Conhece o Terreiro Pai Maneco através de uma amiga, Cristina Mendes, e comecei na Umbanda em 1991. Por volta de 1993, por solicitação de Seu Akuan e do Pai Fernando de Ogum, iniciei o trabalho de orientação aos iniciantes, onde permaneceu até hoje.

Mais tarde foi cruzada capitã e, em 2000, o Pai Fernando a entregou a gira das quartas-feiras, a cruzando Mãe de Santo.

“Desenvolvi e tenho um respeito muito grande pelo Pai Fernando de Ogum, com quem aprendi tudo o que sei sobre a Umbanda. Pela convivência, todas as segundas-feiras, e experiências durante os trabalhos. “O Pai Fernando me acolheu, me apoiou, me deu ampla liberdade para que eu me percebesse e me descobrisse como médium e como pessoa e, principalmente, fez com que eu acreditasse em mim.”

“Certo dia disse que agradecia a vida por ter me abençoado com dois pais: um na carne e outro espiritual. Tão diferentes e igualmente tão importantes na minha vida. Pai Fernando me ensinou e mostrou uma Umbanda linda, limpa, descomplicada e pés no chão.  Mas não por isso sem responsabilidade e respeito, que deve ser sempre o nosso norte. Com muito amor, dedicação, compromisso e, principalmente, sem faltar muita alegria.”

“Me pediu para nunca colocar muita expectativa em nada e em ninguém, pois assim protegia meu coração, não me decepcionaria e jamais teria mágoa nessa caminhada. Sempre me fez ver que cada um dá o que tem de melhor em si”.

“No primeiro dia que coloquei meus pés em um terreiro de Umbanda, ouvi do tio Toninho que: a filha veio aqui porque precisa aprender a se curvar. Passados mais ou menos seis meses, mesmo Preto Velho me ensinava fisicamente como se curvar. Dói e muito. E que a única maneira de reduzir e aliviar esta dor era deixar-se estar e não lutar demasiadamente contra essa nova posição”.

“Peço a cada um que inicia seu trabalho na Umbanda aquilo que aprendi com o meu pai de cabeça, Seu Areia Branca: Ajuste sempre a razão ao seu coração e, por vezes, o seu coração a sua razão, buscando sempre o seu equilíbrio.”

Entidades que trabalha:

Caboclo Areia Branca; Caboclo Flecha Dourada; Caboclo Pedra Preta; Caboclo Espada Flamejante; Vovó Maria Chica; Erê Peralta; Exu Gira Mundo; Cigana Carmencita das Sete Saias e Marinheiro Ciro da Barca Menor.

 

6 thoughts on “Mãe Jô de Oxum

  • 20 de maio de 2019 em 22:37
    Permalink

    Palavras de gratidão de uma pessoa que ensina pelo exemplo, acolhe, orienta e transmite alegria.
    Nossa homenagem por sua história.

  • 20 de maio de 2019 em 23:44
    Permalink

    Por causa desta Mãe de Santo, hoje eu sou Capitã de Terreiro, com muito orgulho. Obrigada, Mãe Jô de Oxum!

  • 22 de maio de 2019 em 00:56
    Permalink

    Muita Gratidão por ter em minha vida e em meu caminho essa Mãe de Santo! Minha Mainha! Assim como você disse que tem 2 Pais, tenho 2 Mães, obrigada por sempre estar do nosso lado! Ensinando, protegendo! Mucuiu Mainha!

  • 22 de maio de 2019 em 08:56
    Permalink

    Tenho muito carinho, admiração e respeito pela Mãe Jô que, com firmeza, amor e sabedoria, tem sido minha bússola nesta jornada espiritual há mais de 15 anos. Mucuiu, Mainha! Axé

  • 23 de maio de 2019 em 06:39
    Permalink

    Tive o prazer de ser filha de santo e capitã da Mãe Jô, e sempre serei muito grata, por todos os ensinamentos que recebi! Tenho muito carinho e admiração pela mãe e pessoa que ela é, será para sempre, minha mãe! Estará para sempre em meu coração, sua bênção Mãe!

  • 23 de maio de 2019 em 08:34
    Permalink

    Bom dia!
    Algumas colocações estão truncadas no texto e em outros pontos temos 1a. e 3a. pessoas do singular misturadas, além de aspas abertas sem fechamento. Mãe Jô é tão criteriosa com os detalhes que, acredito, seria interessante que o texto fosse revisado de modo a permitir um entendimento completo da mensagem. Além disso, o boiadeiro não foi citado na relação de entidades. Agradeço a atenção.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.