fbpx

Retrospectiva 2018

FEVEREIRO

Carnaval 2018
O Terreiro Pai Maneco apoia diversas manifestações culturais que acontece na cidade e com o Carnaval não é diferente. Mais de 150 médiuns da casa participaram do desfile da Acadêmicos da Realeza.
O TPM também marcou presença no Bloco Enamorados, que saiu com uma ala contra intolerância. Todos os dirigentes da Bandeira da Amizade foram convidados.

MARÇO

Cursos
O Terreiro Pai Maneco ofereceu aos seus médiuns dois cursos que inicializaram em março:  Curso Permanente de Umbanda e Espiritualidade, coordenado pelo Pai Caco de Xangô e o curso da Mãe Jo de Oxum, dividido em três módulos: apresentação da Sociedade com sua direção material e espiritual, os espaços físicos e a devida utilização e as regras de convivência.

Outro curso oferecido foi o de atabaque, aberto à comunidade, que aconteceu aos sábados, no Anexo. Os professores e Ogans, Maurício e Leo, ensinaram os toques de Umbanda para alunos a partir de dez anos.

Evento cultural em Londres
A convite da Embaixada do Brasil em Londres, o Pai Rogério, do Terreiro do Pai Serafim Umbanda House de Londres – Filhos do Pai Maneco do Brasil, participou do lançamento da exposição “Brasil: Do Sagrado ao Profano” do fotógrafo paulista Leonil Júnior.
Pai Rogério foi o único pai de santo convidado para o evento, representando todas as religiões de matrizes afro e indígenas do Reino Unido.

ABRIL

Novo site entra no ar
O novo site do Pai Maneco (www.paimaneco.org.br) agora tem uma versão móbile, que facilita a navegação também em celulares e tabletes. Toda a arquitetura foi refeita, com uma nova organização das informações. Com um layout moderno e tecnologia atualizada, sem deixar para trás o riquíssimo conteúdo produzido em todos esses anos.

Lançamento do Ebook “As ervas e as plantas no Terreiro do Pai Maneco”
Foi lançado aqui no site o Ebook produzido pelo grupo de estudos da casa. Com orientação da Mãe Lucília de Iemanjá e coordenação de Laércio Carollo, o livro levou um ano e meio para ser finalizado.

Trabalho de praia
Aconteceu também em abril, na Associação Banestado da Praia de Leste, a homenagem para Iemanjá do Terreiro Pai Maneco.
O trabalho, que existe desde a fundação do Terreiro, reuniu mais de mil pessoas nessa confraternização entre os espíritos e médiuns da casa.

Visita dos índios Fulniô
O Terreiro Pai Maneco recebeu a visita dos índios Fulniô, que apresentaram o “Coco de Roda”, um ritmo de estilo próprio e de origem negra e indígena. Também aconteceu uma exposição e venda de artesanato.

Prêmio Fernando Macedo Guimarães
Os 50 anos da Federação Umbandista do Paraná (FUEP) teve uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado. Logo após aconteceu um jantar comemorativo, no clube de Subtenentes e Sargentos do Exército de Curitiba, onde  a FUEP homenageou a sociedade através da entrega de diplomas do Prêmio Fernando Macedo Guimarães, para as pessoas (umbandistas ou não) que tenham contribuído para a legitimação, respeito e reconhecimento da Umbanda.

JUNHO

Bingo do Marreco
Regado a pipoca, pinhão, quentão, cachorro quente, apresentação das engomas e muita diversão, aconteceu o tradicional Bingo do Marreco.

JULHO

Encontro das Engomas do Pai Maneco
Integrantes das engomas de todas giras do TPM se reuniram, pela segunda vez, com o objetivo principal de integração.

AGOSTO

Nova imagem do Seo Sete Ponteiras do Mar
A nova imagem do Seo Sete Ponteiras do Mar, em resina, foi desenvolvida pelo escultor Sérgio Schaab e levou em torno de 70 horas para ser finalizada. Sérgio já fez outros trabalhos de criação de imagens para a casa, seguindo o mesmo processo criativo com entrevistas e pesquisas: Oxalá, Oriente, Iemanjá, Ciganos, Iansã, Marinheiros, Boiadeiros, Xangô, Seo Zé Pilintra, são algumas restauradas por ele.

Parapsicologia
Foram discutidos temas relacionados às experiências ou fenômenos paranormais e as suas relações com a mediunidade e as experiências que ocorrem durante os trabalhos mediúnicos, como: telepatia, clarividência, precognição, retrocognição e os fenômenos de efeitos físicos.

SETEMBRO

Cursos para médiuns iniciantes
Após 25 anos de curso, a Mãe Jô ministrou o último módulo presencial para médiuns iniciantes. Mais de 2000 pessoas puderam aprender com a Mãe de Santo que se dedicou impecavelmente neste projeto.
As aulas presenciais acabaram e por questão de adaptação ao mundo tecnológico, um novo formato de curso será desenvolvido e a Mãe Jô será peça fundamental para que isto aconteça, assim como os outros dirigentes que possuem conhecimento da filosofia pés no chão.

2° Passeata Contra a Intolerância Religiosa
Aconteceu a segunda edição da Passeata Contra a Intolerância Religiosa, com o objetivo de mostrar que Curitiba é um lugar onde se respeita a religião do próximo. O Terreiro Pai Maneco apoiou o evento com a participação de muitos dos seus integrantes.

Trabalho de Mata
O trabalho de mata foi realizado na pousada Querência da Serra, em Morretes, integrando centenas de pessoas.

OUTUBRO

Projeto Curumim
Criado em 2013, com foco na formação das futuras gerações umbandistas do Terreiro do Pai Maneco, foi repaginado com um dia de contação de histórias, confecção de Abayomis, aula de tabaques e Berimbau, jardinagem, jogos e brincadeiras infantis ao ar livre e um piquenique comunitário.

 

NOVEMBRO

Festa do Rosário
A Engoma do Pai Maneco se apresentou na Festa do Rosário, no Memorial. A Festa que aconteceu no centro histórico de Curitiba, celebrou o Mês da Consciência Negra, com muita beleza, alegria e programação bem diversificada.

Ceia de Natal do Pai Maneco

A ceia de Natal do Pai Maneco, que foi assinada pelo renomado chef Cesar Monteiro, abriu a festa Não Bata Cabeça à Toa 2018.

17° Festa Não Bata a Cabeça à toa
A Festa Não Bata a Cabeça à Toa encerrou calendário de atividades de 2018. O evento recebeu mais de mil pessoas que curtiram algumas das melhores atrações culturais de Curitiba como: a Engoma Bandeira da Amizade, Tambores do Paraná, Banda Lyra, Oficina de Escoteiros, Brincantes Sete Ponteiras do Mar, Garibaldis e Sacis, Os Encantados e a Bateria da Acadêmicos da Realeza, entre outras.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.