fbpx

Encontro das Engomas do Pai Maneco

No último sábado (28), integrantes das engomas de todas giras do TPM se reuniram, pela segunda vez, com o objetivo principal de integração.

“O Seo Ogan Kaian me pediu, intuitivamente, para que marcássemos este encontro”, explica o pai pequeno, Lourenço de Ogum.
“Fizemos um Amalá (de Ogum) em conjunto para o Seo Ogan Kaian e também ao Seo Akuan e ao Seo Sete Ponteiras do Mar, nossos dirigentes principais. Porém o objetivo principal não foi o Amalá em si, mas reforçar a união e irmandade entre os membros de todas as Giras do TPM. Como temos muitas giras, as engomas acabam se distanciando emocionalmente uma das outras pela falta de contato. Também é inevitável que ao longo do ano alguns membros se desliguem do Terreiro e outros iniciem sua caminhada na engoma. Portanto é fundamental que, de tempos em tempos, haja um grande encontro para que todos se conheçam a fim de aproximar ogans e sambas, de diferentes giras”, diz.

Segundo Lourenço, a intenção foi reforçar a ideia de que temos ‘a engoma’ do TPM e não as engomas, no plural. O amalá foi para trazer todos a uma mesma harmonia, sintonia e ritmo. “Todos na batida do nosso guia musical, o Seo Ogan Kaian”.

Para a integrante da engoma do Pai Beco, Elis Novac, o encontro foi maravilhoso pela oportunidade de conhecer integrantes das outras giras e entrar numa maior sintonia com o Seo  Ogan Kaian.

Segundo a ogan da gira da Mãe Lucília, Camila Vitachi, o encontro das engomas tem uma importância diferente para cada um. “Mas em especial a delícia mesmo é juntar todas as engomas para ficarmos juntos, se houver pessoas novas, nos conhecermos e trocarmos aprendizados mesmo. A palavra que define bem é união. Isso que sempre deve haver entre todos para que assim possamos sempre melhorar em coletivo. É um evento muito importante para os participantes da engoma, eu neste caso sinto como se fosse um cuidado especial para com os ogans e sambas”, relata.

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.