fbpx

Mãe Denise de Ogum

Umbandista há 18 anos, sendo cinco como mãe de santo, conheceu a Umbanda no Pai Maneco. “Conheci através do Seu João, pai do Pai Renato de Oxóssi. Íamos buscá-lo no Terreiro, que na época funcionava na Faculdade Espírita, e um dia entrei para ver o que acontecia lá dentro, e me encantei.”
Antes de assumir a gira de sábado era integrante da corrente da Gira de segunda-feira, onde foi mãe pequena.

Entidades que trabalha:
Ogum: Seu Kariri; Oxóssi: Seu Ubirajara; Xangô: Seu Sete Ventanias; Preta velha: Vó Chica; Erê: Bibi; Exu: Seu Mangueira; Boiadeiro: Delegado Lourenço; Cigana: esposa do cigano Ramon; Marinheiro: Ceará.

Qual a melhor mensagem deixada em sua vida pelo Pai Fernando?
É difícil falar a melhor mensagem de uma pessoa que era um norte para mim, mas o amor que ele tinha pela Umbanda não tem palavras que descreva. Mas posso dizer que ele me ensinou a viver a vida com determinação.

Conte uma história marcante com alguma entidade que trabalha:
A Vó Chica um dia disse para os filhos que ela trabalhou de sol a chuva para comprar a liberdade dos filhos, e não conseguiu. Hoje os filhos são livres e não sabem aproveitar a sua liberdade.

Deixe uma mensagem para os filhos da casa:
Respeite e ame a casa, que para ser feliz precisa-se muito pouco.

3 thoughts on “Mãe Denise de Ogum

  • 30 de junho de 2018 em 12:03
    Permalink

    Meu esposo e eu amamos a Mae Denise! A simplicidade e firmeza com que conduz a gira nos encanta! E na gira dos animais percebemos o mesmo respeito e amor aos bichinhos quanto com as pessoas! A vó Xica devemos a vida de nosso filho, e as nossas também, pois foi através dela que hoje temos a Umbanda como nossa religião e opçao de vida! Muito obrigado Mãe Denise!

  • 3 de julho de 2018 em 19:23
    Permalink

    Minha base!
    Obrigado mãe Denise por todos os ensinamentos deixados até aqui!
    A senhora estará sempre junto das minhas melhores lembranças!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.