fbpx

Minha Opinião – Fevereiro 2010

A Umbanda está crescendo e começando a cair na simpatia do povo brasileiro, mesmo que a Dilma não queira e não saiba disso, obcecada que está atrás dos votos dos católicos e dos evangéli

Dizem que os escritores não devem escrever debaixo de uma emoção passageira, naqueles momentos que nossos sentimentos tomam conta das nossas ações e inibem a clareza e a verdade do que escrevemos. Eu tenho que reaprender tudo porque só sei lavrar um texto quando estou emocionado, positiva ou negativamente, tanto faz. Como não tinha nenhuma motivação comecei a rememorar os textos de jornais, ver fotos de revistas antigas, memorizar cenas de filmes e fui viajando no pensamento. O pensamento é um departamento divino do nosso corpo. Nele nos fazemos heróis e podemos derrubar ídolos que julgamos falsos. Vejam quanta coisa em poucos segundos pensei: voltou à tona minha decepção com o Presidente americano Barack Obama. Eu achava que ele ia escolher um cão vira lata para passear na Casa Branca, mas escolheu um de raça pura. O cônsul do Haiti no Brasil que disse que os terremotos são excesso de macumba de seu povo e outro seu parceiro que declarou que no Haiti é o Demônio quem provoca os desastres ecológicos. A impressionante foto do Haiti soterrado, mas em pé e inabalável a imagem de Jesus Cristo. O Brasil sediando a copa do mundo, coisa que eu não entendo, como também não entendo o preço do álcool, quase perto da gasolina. Acho que o seu preço vai subir. Lembrei-me do jornalista da antiga revista O Cruzeiro David Nasser esbanjando categoria no manejo das palavras quando retratou o então Presidente da Republica Juscelino Kubitschek de Oliveira como: ”…o adorável cafajeste”, do Francisco Alves como ídolo da musica brasileira e que hoje dizem ser Exu na Umbanda As terríveis enchentes na dinâmica Cidade de São Paulo. Acho que depois do filme do Lula vai haver um comício em prol da Dilma com os dois filhos do Francisco. Para irritar o Luis Fernando Veríssimo falta o George Clooney se eleger deputado por Porto Alegre. Pensei até no Pai Beco quando diz que se o padre rezasse a missa incorporado o catolicismo seria imbatível. Nosso pensamento é assim, rápido e sem ordem.

Enquanto folhava algumas revistas antigas, vi uma foto de uma personalidade política e social onde de lado aparece velando o morto um homem com a roupa furada e desgastada pelo uso, dando a entender tratar-se de uma pessoa sem nenhum dinheiro. Isso me tirou da gostosa viagem e me trouxe para a vida real. A morte de uma personalidade famosa sendo velada por um possível mendigo. Achei sugestiva a figura. Até imaginei que aquele defunto já fez parte de uma foto de sua família, aquela em que os velhos ficam no meio e os jovens ficam espalhados em sua volta.

Resolvi continuar o meu sonho e entrei na da Umbanda. Vi o Caboclo das 7 Encruzilhadas posando em uma foto da religião que ele anunciou existir no Brasil. Ele estava emocionado. A Umbanda está crescendo e começando a cair na simpatia do povo brasileiro, mesmo que a Dilma não queira e não saiba disso, obcecada que está atrás dos votos dos católicos e dos evangélicos. Nas fotos da Umbanda aparece em destaque a diversidade da religião. Cada um faz o que quer tudo em nome da Umbanda. Não está errado porque a nossa religião prega a liberdade do culto, mas claro que dentro de uma ética maior, a do bom senso, do comportamento adequado aos ensinamentos dos espíritos maiores, sem que ninguém se aproveite financeiramente em nome dessa liberdade e também todos possam morrer sabendo que os pobres e carentes estarão também rezando em agradecimento do que fizeram em beneficio dos menos privilegiados.

Eu encerrei fotografando com a minha mente a família Umbandista lado a lado, felizes e sem exibirem suas guias de pais e mães de santo, todos humildes e vivendo em harmonia, sem brigas ou disputas. Queiram ou não, o morto e o mendigo que vi na foto eram iguais. Como o é toda irmandade umbandista.

Eu gosto de sonhar, mesmo para ser a

Minha Opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.