fbpx

COMENTÁRIO DA SEMANA 16

O Terreiro do Pai Maneco está crescendo com a implantação de vários setores culturais. Foi criado o Conselho dos Médiuns, o Grupo (livre) de Estudos, o Deppam (Departamento de Estudo e Pesquisas de Fenômenos Mediúnicos Pai Maneco.

Esses departamentos estão trazendo um movimento muito importante porque está reunindo os médiuns das várias giras com visíveis e alegres contatos entre eles. O Conselho dos Médiuns é um órgão auxiliar da Diretoria Espiritual, o Grupo de Estudos que congrega mais de quatro dezenas de participantes tem como finalidade estudar e esmiuçar os assuntos polêmicos da Umbanda trazendo uma conclusão final para aprovação por parte da Diretoria Espiritual, que pode ou não adotar e implantar como assunto filosófico do Terreiro. O Deppam tem uma  finalidade semelhante, mas com a diferença que este Departamento é subordinado diretamente à Diretoria Espiritual do Terreiro. Isso está mexendo com os médiuns pois estudam profundamente cada assunto. No momento a foto Kirlian está na pauta.

Nunca escondi que sou contrario que a Umbanda adote práticas estranhas à religião e comumente usadas por outras filosofias. A foto Kirlian é um caso típico. Todos sabem da sua importância para quem conhece a leitura das fotos, mas na Umbanda não se usa esse recurso, pois nossa religião tem na palavra e magia dos Caboclos, Pretos Velhos e Exus todos os recursos para resolver qualquer situação espiritual. O que o TPM está buscando é um acervo de estudos, experiências e decisões sobre todo o tipo de fenômeno que se pratica para enriquecer seu acervo cultural.  Com a conclusão e o laudo orientado por profissionais da área objeto do estudo serão guardados e colocados à disposição de todos que precisarem consultá-los.

Fernando M. Guimarães

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.