fbpx

O Jantar do Pai Maneco

Jantar do Pai Maneco

Quando o didi me contou sobre esse jantar que o Pai Maneco acertou com ele, no primeiro momento achei um pouco estranho pois sempre respeitei muito a força e a magia dos pretos velhos e depois de tantas entregas, oferendas e amalás, não conseguia entender como um “simples jantar” iria ajudar de alguma maneira na magia do querido Pai Maneco.

Eu estava apenas iniciando minha caminada na Umbanda.
Já tinha algum tempo de trabalho no terreiro, mas não consegui compreender como isso seria possivel. e qual seria o motivo desse pedido.

Um jantar.
Pensei que era mais um dos delírios do didi…rsrs. mas como conheço ele a muitos anos, e sei de sua fé, resolvi acreditar e olhar de perto.
Estava enganado…o primeiro de tantos jantares que participei ja faz uns 5 ou 6 anos. minha fraca e seletiva memória apagou a data. Pouco importa. Uma linda noite de lua crescente. céu estrelado da Bahia. um calor que justifica a “moleza” baiana.

Desse jantar, somente eu e o didi participamos. Não. Foram chegando muitos amigos. Cada em seu ponto  cantado por duas vozes cheias de fé…

Pai Maneco, Pai Akuan, Sr. 7Ponteiras do Mar, meu amigo Caboclo Tupinambá, Dona Maria Redonda, Vovó Maria, lindas crianças…
nesse dia jantaram com a gente, caboclos, boiadeiros, marinheiros, ciganos. tantos baianos e baianas. Seu Zé, Seu Tranca Ruas e sua “falange azul”.
Também meu Pai Fernando, minha Mãe Lucília, meu irmão Lolô…
Tenho certeza que naquele dia, cada um dos membros do terreiro do Pai Maneco compartilharam daquele singelo e delicioso jantar de Preto Velho.

Sempre me foi dito que a Umbanda funciona e só pode ser feita com eficiência com Pai de Santo, corrente e hierarquia.
Recebi o ensimamento correto. Naquele momento eu compreendi que a força e a energia da Umbanda ultrapassa as paredes do nosso lindo Terreiro, que a corrente do Pai Akuan é muito maior que eu imaginava e que o meu Pai de Santo é uma pessoa muito especial.

A Umbanda é paz e amor, é um mundo cheio de luz!

Obrigado Pai Maneco por mais esse ensinamento e por me receber em seu jantar,  por me receber em seus braços.

Saravá a corrente do Seu Akuan
Saravá meu pai de santo!

Marcio Belle
25 de março de 2009

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.