fbpx

Causo de uma cambone novata

por Luciana Dias Souza

Ser iniciante em qualquer coisa é complicado. A falta de experiência, traquejo, insegurança e desenvoltura dificultam as coisas. Ainda mais quando se trata de ser iniciante na UMBANDA. Sempre morri de medo de espíritos, mas a vida me levou pra umbanda e eu tento lidar com isso da melhor maneira possível, embora nem sempre consigo.

Aconteceu um fato hilário e apavorante comigo ao começar a cambonear nas giras de sábado da Mãe Denise. Hoje eu dou risada, mas no dia fiquei APAVORADA!

Estávamos numa gira de Exu, camboneava Seu 7 encruzilhada e tudo acontecia com esta cambone novata. Eu tremia, o fósforo não acendia, as ponteiras caiam da minha mão, a pemba se escondia de mim dentro da maleta do médium, a tábua escorregava e etc. Mas mesmo assim seguia firme no auxílio a entidade.

De repente em uma consulta, o consulente que era uma amiga minha e também médium do terreiro foi se consultar e acabou incorporando. Assim ela se jogou no chão e começou a falar coisas, nessa hora eu entrei em pânico, não sabia o que fazer. Nunca tinha presenciado aquilo, ainda mais ali na minha frente. Fiquei tão nervosa que acabei fazendo xixi nas calças…(risos), eu procurava a porta para sair correndo dali, procurava alguém pra gritar, mas não enxergava nada, nem ninguém. Fiquei tão cega, surda, muda, que fiquei paralisada ali. Meu perispírito veio embora a pé para São José dos Pinhais e meu corpo ficou ali parado.

Claro que a entidade tomou conta de tudo com muita firmeza e sabedoria. Mas a cambono novata ficou paralisada e em pânico.
Depois fui contar para minha mãe Denise e Mirtes que racharam de rir junto comigo do acontecido. Eu fiquei por muitas giras indo na cantina e brincando se lá vendia fraldas… só pra descontrair. Mas a pura verdade é que depois deste fato, eu sumi das Giras de Exus.
Com isso me empenhei em fazer o curso de cambone para aprender o que fazer nesses momentos, como agir, como não surtar e nem sair da minha função de cambone. Agora estou mais segura e lido melhor com as situações, mas meu medo das entidades Exus continuam…

Saravá!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.