fbpx

“TRABALHO DE MATA DO TPM– 2016” SERÁ SÁBADO, DIA 17

O Terreiro do Pai Maneco (TPM) realiza no dia 17 de setembro, sábado, a partir das 14 horas, seu “Trabalho de Mata do TPM– 2016”, na Chácara Querência da Serra, em Morretes, no litoral paranaense.

TAXA MANUTENÇÃO
Será cobrada na portaria uma taxa de R$ 7,00 para a manutenção e conservação da chácara que será revertida diretamente ao proprietário. O TPM não fica com nada do valor cobrado.

OBRIGAÇÃO ANUAL DOS MÉDIUNS
“O ‘Trabalho de Mata’ é uma obrigação que todos os médiuns do Terreiro do Pai Maneco têm que cumprir todos os anos. É fundamental para a firmeza do terreiro. Assim os médiuns fazem os amalás de forma coletiva, lavam as guias e homenageiam os Orixás”, explica Mãe Lucília de Iemanjá, diretora espiritual do TPM. “Este era um trabalho muito estimado pelo Pai Fernando”, lembra.

AMALÁS
Os amalás para este “Trabalho de Mata do TPM– 2016” foram divididos entre as giras do terreiro. Confira como ficaram:
Gira da Mãe Lucilia – Iemanjá e Ciganos
Gira do Pai Jussaro – Oxalá e Boiadeiros
Gira do Pai Renato – Preto Velho
Gira da Mãe Eli – Iansã
Gira da Mãe Jô – Xangô
Gira do Pai Leonardo – Oxóssi
Gira do Pai Beco – Marinheiros e Mendigos
Gira da Mãe Rita – Oxum
Gira da Mãe Denise – Ogum e Baianos

NÃO LEVAR MEL
Uma informação importante é para que não usem ou levem mel para nenhuma das entregas para evitar acidentes com as abelhas. Também deve-se cuidar para que os elementos usados sejam biodegradáveis e não contenham nada poluente.

RECOMENDAÇÕES
Todos que foram ao “Trabalho de Mata do TPM– 2016” devem lembrar de levar protetor solar, repelente e levar/tomar água, para nos manterem-se hidratados. Levar lanche é outra dica importante.

MAPA E TELEFONES
A Chácara Querência da Serra têm dois telefones para atendimento: (41) 9919 0428 e (41) 8455 3462. Também tem uma página no Facebook, veja aqui.
O mapa com as orientações de como chegar à Chácara Querência da Serra segue aqui:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.