fbpx

Perguntas e Respostas

Neste espaço publicamos perguntas e respostas sobre a Umbanda divididas por categoria, caso não encontre sua dúvida entre em contato conosco.

Eu imagino que quando eu entro no terreiro os espíritos atrasados que me acompanham serão levados embora mesmo sem eu pedir. É certo?

Vão embora em termos. Por causa da tronqueira, alguns espíritos não entram no terreiro. E quando você sai, eles estão te esperando lá fora. Além disso, se você aceita um obsessor, você exerceu o livre arbítrio, impedindo que entidades protetoras possam afastá-los de você.

O que é o Anjo da Guarda?

É um tema bastante polêmico. Na Umbanda não se diz “é assim”, fala-se “eu faço assim” ou eu “penso assim”. Por isso, vou dizer o que eu penso: o Anjo da Guarda é a soma do teu próprio espírito livre da encarnação atual. Quando você pede a proteção do Anjo da Guarda você acaba pedindo para todas as tuas vidas e varias reencarnações ajudem o cumprimento da missão nesta vida atual.

Um espírito sem luz pode se passar por caboclo ou preto velho?

Um espírito mistificador pode atuar em qualquer linha, mas isto não ocorrerá se o terreiro tiver boa segurança.

No caso de obsessão, é permitido dar passagem para esse espírito para saber o que ele quer, dentro de uma gira?

Depende da intuição no momento do dirigente da Casa, aliás o único que pode permitir que isso aconteça.

O Sr. acredita que um espírito pode matar uma pessoa ou intuir a mesma a se matar?

Dificilmente isso pode acontecer, mas influências malignas com essa intenção são comuns.

Quando um visitante, ou mesmo um membro da casa, precisa de uma oferenda maior, onde se gaste bastante qual o procedimento do terreiro, quando há necessidade de dinheiro para a feitura dos trabalhos e ou oferendas?

Não existe nada que não possa ser substituído. O preço das coisas fica por conta da pessoa interessada que é quem faz as compras, e por isso, quando o material custa caro deve ser substituído por outro. Um amalá é coisa simples e sempre está ao alcance de qualquer bolso. Aqui em nosso terreiro não pegamos dinheiro de ninguém.

Como a gente faz para usufruir alguns prazeres da vida com uma certa proteção espiritual?

Tudo o que ultrapassa o razoável não é bom. Devemos perceber quando o prazer está em excesso para dominá-lo sem deixar este que ele se transforme em um tormento. Quando não se dominá-lo, pode estar acontecendo a interferência de um espírito que partilha desse prazer, que é um obsessor. Devemos ficar vigilantes para que isso não aconteça.

Qual a diferença entre possessão e obsessão?

Na obsessão o espírito apenas dá a idéia de fazer alguma coisa, e a pessoa com seu livre arbítrio decide se faz ou não. Na possessão o espírito domina e toma conta da pessoa. São verdadeiros animais. Um exemplo é o de um menino de 14 anos que entrou carregado por outras pessoas no centro kardescista em que eu trabalhava. Eu percebi que ele estava possuído por um espírito. Depois da realização de um trabalho o menino voltou a si e disse que não sabia o que lhe acontecia, mas sabia que um bicho grande e feio pulava nele.

Nas normas do terreiro Pai Maneco, pode ser usado foto de pessoas na tábua da entidade que está consultando? Trabalham com fotos tipo benzimento?

Não é necessário que sejam usadas fotos para consultas ou trabalhos. A Umbanda trabalha com vibrações e se está sendo feito um trabalho de caridade para alguém que por um motivo especial não possa estar presente no momento do trabalho, o pensamento direcionado a essa pessoa leva toda a vibração até onde ela estiver. Uma foto que fica exposta em um trabalho em Terreiros causa constrangimento, tanto que chamou a sua atenção. Normalmente eles pedem nome, endereço e idade.

Gostaria de saber se podemos fazer e entregar oferendas a orixás na quaresma e por quê?

Quaresma faz parte do ritual do catolicismo, não da Umbanda. Dentro da nossa religião, entregas podem ser feitas a qualquer momento.

Até que ponto, um espirito maligno pode causar uma doença física?

O espirito maligno mal intencionado e que sabe agir na matéria pode causar danos imprevisiveis. Ele age no perispirito enfraquecendo a sua defesa e abrindo espaços para a penetração de vibrações negativas diretamente na carne. Prova disso são as dores nos ossos, na coluna, tonturas, enjoos e aí por diante. Por isso que são necessários constantes vibrações nos terreiros e contato direto com a natureza para equilibrar esses desvios do perispirito.

Em que momento, na sua caminhada espiritual na umbanda Pai Fernando, o senhor atingiu a maturidade?

Uma vez alguém me contou ter cometido uma fala grave dentro da Umbanda. A pessoa disse que contava para mim, porque tinha vergonha de falar com o Caboclo. Akuan. Acho que foi aí que eu senti ter conquistado a confiança dos médiuns e o respeito ao Caboclo Akuan, de forma bem separada.

É verdade que as outras entidades somente dão seus nomes se o caboclo assim permitir?

Também essa resposta é verdadeira, desde que o Caboclo seja o Pai de Cabeça, que é o mentor espiritual aquele que manda e organiza tua vida espiritual.

É possível meu caboclo “conversar” com outra pessoa ou seja entrar na cabeça de outra pessoa e lhe dar respostas, informando inclusive o nome dele(caboclo) que até então desconhecia?

É possível sim, principalmente como forma de chamar a atenção da pessoa.

É possível que as entidades tenham me afastado dos trabalhos para que eu pudesse ter uma vida tido como comum? E depois das realizações elas me forçarem a voltar?

Nós não podemos jamais deixar de considerar em primeiro plano o direito que temos ao nosso livro arbítrio. Esse direito perante os espíritos é sagrado, e se isso acontecesse, os colocaria como interferindo em nosso carma. Provavelmente quando vc fez a opção as entidades deixarem de interferir, embora seja provável que tenham ficado ao teu lado para ajudar no que lhes fosse permitido.

Um médium com problemas pessoais pode dar boas consultas?

O médium, como o próprio nome diz, é o meio de comunicação entre os espíritos elevados e os consulentes. Como ser humano também está em evolução espiritual e talvez suas mazelas estejam sendo experimentadas para seu próprio desenvolvimento, o que não nos cabe julgar. O treinamento e o aprendizado da concentração são de grande importância durante a incorporação e nas subseqüentes consultas, pois com isto o médium consegue separar sua vida cotidiana do trabalho espiritual a ser realizado, formando assim uma terceira energia com as entidades mais eficiente.

Se eu não desenvolver minha mediunidade sofrerei a vida inteira?

A Umbanda é uma religião misteriosa às vezes, mas sempre será norteada pelo bom senso. Esta afirmação está baseada em um dito folclórico, que esperamos que seja esquecido com o tempo. Como toda religião, a Umbanda promove o reencontro com Deus de várias formas, você pode freqüenta-la sem ter qualquer forma de compromisso com o terreiro. Se você busca um equilíbrio maior pode fazê-lo através dos passes magnéticos nos terreiros e casas espirituais, conversas com os guias e às vezes, até mesmo com uma integração maior com a natureza.

O Sr. Zélio de Moraes pregava que o som dos atabaques poderia levar os médiuns a um estado de hipnose que levaria a mistificação, isto é correto?

Há aqui mais uma afirmação baseada em folclore e que deve sim ser desmistificada. Hoje, após cem anos do inicio da religião, sabe-se que a auto-hipnose é um processo natural de proteção da mente humana que ocorre diariamente pra proteção contra o stress, sem necessidade de nenhum estimulo externo, conforme citam vários autores especializados nesta área. A incorporação se dá por um processo divinamente maravilhoso, mas infelizmente ainda desconhecido da ciência e dos terreiros. O que causa a mistificação nas incorporações são as informações erradas que o médium recebe e sua conseqüente falta de conhecimento. Antigamente era muito perigoso o uso do atabaque porque a Umbanda era proibida e o som era um meio fácil das autoridades policiais encontrarem os terreiros. Por opção alguns terreiros hoje não usam o atabaque. Nos do Terreiro do Pai Maneco usamos além dos atabaques vários outros instrumentos musicais,porque acreditamos que Umbanda é alegria e a música é inegavelmente uma de suas fontes.

Na incorporação qual é a responsabilidade do médium e da entidade?

A incorporação, momento mágico onde ocorre a junção do espírito comunicante e o médium-chamada de terceira energia-é um ato divino, que não possibilita medir a responsabilidade do médium e muito menos da entidade. O que podemos falar é sobre a responsabilidade do médium anterior à incorporação. Este deve seguir as orientações de seu dirigente para sua preparação física,mental e espiritual anterior ao inicio da gira.

Há algum tipo de estudo no terreiro para os médiuns e a freqüentadores?

A formação do médium é de extrema importância na criação da terceira energia. No terreiro não há segredos e há uma grande liberdade de conversas sobre a nossa religião entre os médiuns e os pais e mães de santo. São promovidas aulas básicas, encontros culturais, disponibilizados dvd´s com estes encontros, além, logicamente deste site que como o terreiro é de livre acesso a todos. No Terreiro do Pai Maneco não há espaço para dúvidas e mistificações.

Quais são as conseqüências para um médium que age de forma mal-intencionada ou irresponsável?

Toda ação corresponde a uma reação. Se um médium agir desta forma seu padrão vibratório será tão baixo que se torna inevitável a aproximação de mesmo padrão, atraídas pela lei dos semelhantes.

As entidades podem evitar que o médium seja assediado por espíritos trevosos?

A lei do livre arbítrio é imperiosa. Por mais que as entidades protetoras assim o desejem, não podem evitar que o médium ande por caminhos errados, quando a opção é dele. Logicamente, como bons pais, eles farão o possível para orientar antes que o pior ocorra. Essa orientação se dá por intuições, comunicações, sinais e outras formas possíveis entre os guias e o médium.

Existe um espírito desenvolvedor?

Isso nada mais é do que um mito dentro da Umbanda: como se existisse uma entidade que vai desenvolver o médium para depois seu pai-de-cabeça incorporar. Veja no meu caso, trabalho com o Pai Maneco há cinqüenta anos e com meu pai-de-cabeça, o Caboclo Akuan, há vinte cinco anos. Então meu desenvolvedor foi o Pai Maneco? Será que essa entidade se prestaria a ser “meu desenvolvedor?” Eu acho que desenvolvedor é aquele que desenvolve. Na Umbanda quem desenvolve a mediunidade no médium é seu pai-de-santo.

As entidades podem abandonar o médium?

Quando o médium age de forma errada as entidades podem se afastar para que ele aprenda com os próprios erros. Isto faz parte da evolução espiritual, contudo, como um pai nunca abandona seu filho, os guias atenderão seus pedidos, desde que estejam dentro da ética da Umbanda.

Se uma pessoa está doente ou com uma idade muito avançada, há meios de bloquear a mediunidade?

Não há formas de bloquear este dom divino, que todos possuem em maior ou menor grau. Há outras formas sim da pessoa obter equilíbrio, sem necessariamente participar da gira.

Como um médium pode se proteger de entidades mal-intencionadas?

Estando sempre atento e com bom entrosamento com seus dirigentes.

Mediunidade em uma família, em seu entender é uma questão genética ou kármica?

Nem genética e muito menos cármica. É a lei de semelhantes.

Por que alguns médiuns tem sintomas físicos desagradáveis (dor, tontura, enjôo)?

Cada caso é um caso e não há como generalizar. As causas vão desde a doação de energia e ectoplasma até problemas pessoais. Ao se obter o equilíbrio estes sintomas são mais facilmente controláveis.

Certa vez me falaram que o médium que fica na ponta da corrente, durante a gira recebe uma carga muito grande. É verdade?

Na linha do espiritismo tradicional, quando os médiuns estão sentados na mesa, as pontas é que seguram a corrente, tanto que, quando algum problema existe, e nesses médiuns que cai a carga. Entretanto, os médiuns que ocupam esse lugar normalmente estão preparados e têm essa função especifica no grupo, ou seja, alto poder de concentração e dificilmente incorporam. Na Umbanda existe uma diferença enorme, porque não são as vibrações dos médiuns que seguram a corrente, ficando isso mais por conta do canto, seguranças previamente fincadas e do pai-de-santo. Usando o bom senso não vejo como, ao menos no transcorrer da gira, que as pontas segurem a corrente.

Acredito que quando existe a quebra na corrente não é devido a buracos ”físicos” perceptíveis, mas à falta de concentração dos médiuns. Estou certa? O Sr. acha que uma pessoa só pode estragar o fluxo da corrente?

Não devemos confundir Umbanda com o espiritismo kardecista. Na linha kardecista a concentração mental é a segurança, e por isso que eles ficam em silencio e olhos fechados. Na Umbanda quanto mais o médium se envolve com a musica, o que não deixa de ser uma forma de concentração, mais a corrente fica firme. Só que as linha são bem diferentes.

Eu acredito que a intuição é uma coisa nata, sem desenvolvimento. Estou correta?

O treinamento da intuição é separar o real do irreal. Tem que saber quando é intuição e quando não é, senão a pessoa começa a entrar no mundo da ilusão e da criação imaginativa. A intuição é a percepção de um fato do presente. O passado e o futuro é devem ser desprezados na lida da intuição.

Uma das funções do médium é trazer os espíritos obsessores para o terreiro onde ele será encaminhado?

Sim, isto acontece mesmo. Mas não espere que o guia diga que você está com um obsessor. Você tem que pedir, não para que o levem embora, mas sim para que encaminhem este espírito para um lugar de luz. Eles estão sofrendo por não saberem e se conscientizarem da situação em que se encontram, que não tem nada a ver como que a pessoa viveu na terra evolutivamente. As pessoas morrem e os seus espíritos ficam uns com consciência do desencarne, e outros não sabem que desencarnaram e ficam revoltados,com o estranho pouco caso que os encarnados lhes dispensam. Nós não podemos medir o estado do espírito pelo que ele foi quando ocupava o corpo carnal.

Às vezes sinto que a entidade quer girar rápido demais e eu tento refreá-la e acabo me desequilibrando o que devo fazer?

Fique atento na música durante a incorporação, que você entrará no ritmo certo.

Como posso estabelecer um contato maior com as minhas entidades?

Através de amalás e muito treinamento da intuição.

No seu entender quais são as características que um médium deva ter para ser um bom pai de santo?

Humildade e comunicação com os espíritos. O pai-de-santo é o dirigente do terreiro, a sua filosofia deve ser respeitada, e não devemos esquecer que se ele se propõe a exercer esse cargo tem que proteger todos os membros do terreiro.

O que se deve levar em consideração ao se permitir que um médium de corrente seja feito pai (mãe) de santo? Por exemplo uma pessoa vaidosa ou com sérios problemas pessoais pode exercer esta função na Umbanda?

O que eu mais levo em consideração para fazer um pai-de-santo é sua conscientização de que terá uma árdua tarefa. Quando eu era membro da corrente, sem hierarquia, o meu problema era atender três entidades. Hoje tenho que me preocupar com todas as entidades de todos os membros do terreiro, além de suas vidas pessoais. Não é uma tarefa fácil, mas acaba sendo gratificante quando as coisas acontecem positivamente. A vaidade eu deixo por conta dos espíritos, que eles dão um jeito de colocar o pai-de-santo no caminho da humildade. Eu não gosto de julgar ninguém. Muitas vezes aqueles que nos parecem incompetentes acabam nos surpreendendo. Nós como pais e mães de santo temos que entender que também é um exercício de humildade dar oportunidade as pessoas que vão se preparar porque elas vão precisar de ajuda, como eu já precisei e ainda preciso.

Frequentemente me vêm lembranças e conhecimentos pertencentes à umbanda e ao candomblé, imagens de como devem ser feitas entregas e coisas afins. Isto pode ser conhecimento que adquiri em vidas passadas?

Por influência das vidas passadas ou mesmo por uma intuição presente de entidades que ficam ao lado, pode acontecer essa lembrança. Não sei se isso que acontece (você não mencionou o nome), mas se for sugiro muito cuidado nessa atividade. Como as lembranças são fortes, seria bom um desenvolvimento mediúnico sem fazer uso das lembranças (por simples zelo) que depois quando a mediunidade estiver mais acentuada tudo deve acontecer de uma forma forte e bonita.

Incorporo já há um ano e acredito ter problemas, pois mesmo incorporada vejo e escuto tudo o que acontece. Será que apresento algum problema mediúnico?

Eu incorporo há 50 anos e quando estou incorporado escuto e vejo tudo. Porque a incorporação não inibe nem a audição, nem a visão, muito menos a consciência. Quem fica inconsciente ou está mentindo ou está bêbado pelo álcool ingerido durante o trabalho desenvolvido.

Por que ainda usamos imagens de santos do sincretismo antigo? O senhor sabe que eu achei muito mais coerente com a nossa religião a relação de orixás com aqueles vasos colocados acima do conga com as ervas. Para mim aquela representação ali, simples é mais representativa do que as imagens. Qual é a sua opinião?

Eu só sou umbandista e de católico não tenho nada. Por isso concordo com você. Não cultuo as imagens como sendo da Umbanda. Para mim elas servem apenas como referencia. Gosto de Jorge o Matador de Dragões,e tenho reservas com o São Jorge. Mas isso faz parte da nossa cultura e não está no momento de ser levantada essa questão.

Por que os trabalhos espirituais do terreiro, inclusive os de esquerda, iniciam às 20 e terminam sempre às 24 horas?

No astral o tempo não existe, mas os médiuns tem uma vida terrena baseada em compromissos e devem descansar para poder melhor cumpri-los, por este motivo foi convencionado este horário.

Por que alguns dirigentes criticam a forma como os outros terreiros são dirigidos e seus membros são proibidos de conhecerem outras casas? Não são todas iguais?

A umbanda é uma religião nova, num crescente desenvolvimento, e como todas as outras que passaram por este momento, ainda não possui uma unidade em suas atividades. Os dirigentes que se digladiam tentando impor seus entendimentos pessoais, criticando a filosofia de outros terreiros estão na verdade fugindo do que deveria ser nosso principal objetivo: a seriedade e a desmistificação da nossa fé. Enquanto não se chega a um consenso , se os pais e mães de santo se respeitassem nas diferenças, a própria evolução religiosa trataria de encontrar um denominador comum. Falando em respeito, a Umbanda preza pelo livre arbítrio, elemento importante para nossa evolução pessoal, por este motivo quando um dirigente proíbe a visita a outros terreiros isto deve estar ligado muito mais a sua insegurança em responder a perguntas que possam surgir.

No inicio da Umbanda , o caboclo das Sete Encruzilhadas orientou que os orixás cultuados seriam 7: Oxalá, Ogum Oxossi, Xangô, Iemanjá, Iansã e Exu. Por que no Terreiro do Pai Maneco Exu não é Orixá e Oxum foi incluída?

A Umbanda é uma religião dinâmica e em crescente desenvolvimento onde o livre arbítrio é muito respeitado. É um direito que cabe ao dirigente cultuar a nossa religião como entender ser o certo.Se você fizer uma pesquisa mais abrangente verá que em outros terreiro há uma composição diferente de Orixás, mas a fé faz com que as orações se dirijam ao mesmo lugar.

Posso fazer oferendas ou acender velas em casa?

Não. A nossa casa não é terreiro. Há espaço para tudo na Umbanda, em nossa casa é o espaço da nossa família e o terreiro para o exercício da fé.

Por que se deve bater a cabeça?

Cada religião possui um ritual, bater a cabeça faz parte da nossa. É uma saudação respeitosa às entidades.

Por que na Umbanda os médiuns usam roupa branca?

Talvez esta seja a cor escolhida pela neutralidade e pelo sentido de limpeza que transmite. Esta padronização (como seria com qualquer outra cor) traz mais beleza à corrente, que consequentemente fica mais alegre, com padrão energético mais alto. É bom lembrar que esta roupa fica imantada e deve somente ser usada nestas ocasiões.

Por que os médiuns ficam descalços nas giras de Umbanda?

A borracha é isolante das energias. O corpo precisa ter contato com a terra, para haver harmonia entre o espírito e o médium. Pode ser usado um calçado com sola que não seja plástico ou borracha, tipo alpargata.

Podemos usar brinco,colares e pulseiras durante a gira?

Não há justificativa espiritual para o uso, além de poderem causar pequenos e indesejáveis acidentes. As entidades também condenam a aplicação de pinturas nos olhos, lábios e unhas. Os espíritos recomendam o não uso de perfumes nos trabalhos espirituais, principalmente por ser um elemento usado em magia por algumas linhas espirituais, como as ciganas e pombas-gira.

Quando a pessoa está para incorporar uma entidade ela pode sentir a presença de outra de uma linha diferente? Se positivo, é certo dar passagem para essa outra?

Nesse caso deve informar, antes de incorporar, a hierarquia do terreiro.

No seu terreiro há mudança de vestimenta (como capas, e outros acessórios ou roupas de cor), ou o Sr. defende a utilização somente do branco?

Nas giras de ciganos e quimbanda existem mudanças de roupas de forma opcional ao médium.

As pembas de cor podem ser utilizadas ou só as brancas?

A cor da pemba fica de acordo com a vontade das entidades.

É permitido a utilização de bebidas alcoólicas nos rituais de magia? Há um controle sobre essa utilização?

Em nosso terreiro os médiuns são treinados para usar a bebida adequadamente.

O que representa o coco na Umbanda?

O coco é usado constantemente pelos espíritos nos trabalhos de construção de campos de força positivos, sempre para combater um outro campo, mas negativo. O coco tem, segundo as entidades explicam, muita semelhança com a energia do sangue.

Existem Sacerdotes de Umbanda? O senhor é um?

Sou praticante de uma Umbanda que eu chamo “pés no chão”. Uso desse nome porque gosto que nossa religião seja desmistificada de tudo que possa elitizar ou criar hierarquias talvez inexistentes. Eu era médium da linha tradicional do espiritismo, no meio do caminho abracei a Umbanda até que em certo momento desencarnou meu pai-de-santo e eu tive que escolher uma nova etapa como membro dessa religião autenticamente brasileira. Aprendi que para dirigir um terreiro eu tinha que me fazer pai-de-santo. E eu fiz isso. Fui feito pai-de-santo na Umbanda, fiz todas as obrigações nas sete linhas e entidades, e recebi uma guia de pai-de-santo que até uso com baita orgulho. Se esse ritual foi feito para eu ser pai-de-santo, como é que posso hoje dizer que sou sacerdote? Só como anotação complementar, a palavra sacerdote, tanto nos dicionários novos como nos antigos, está descrita como: “ministro que oferecia vitimas à divindade e cuidava dos assuntos religiosos./ Aquele que ministra os sacramentos da Igreja, padre./” E sacerdotisa : mulher consagrada ao culto de uma divindade.” Como eu não ofereço vitimas a ninguém e estou longe da igreja católica, continuo sendo um pai-de-santo, aquele que dirige um terreiro de Umbanda, sem nenhuma vaidade e sem nenhuma pretensão der ser um líder religioso, com idéias de elitização ou prepotência.

Há uma limitação aos pedidos feitos às entidades?

A única coisa que se deve evitar é tentar prejudicar o próximo através das entidades. Certa vez, um exu ao receber um pedido de uma pessoa para retirar um inquilino de sua propriedade, respondeu que iria atendê-lo assim que localiza-se uma casa mais barata e confortável para o inquilino.

Com relação a Ogum vejo os caboclos como guerreiros solitários, enquanto que os caboclos de Oxossi são mais gregários. Como o senhor acredita que deveria ter sido a vida do índio na terra, para o caboclo estar sob a égide de Ogum no mundo espiritual?

Como eu acredito que os semelhantes se atraem, acho que os índios descendentes da linha de ogum deveriam ser menos compreendidos e por isso mais solitários e talvez até mais violentos. Deviam ser retraídos. Isso é puro palpite.

Quem são as caboclas (os) de Oxum? Iara é de Oxum?

Oxum é uma vibração da Natureza que habita as águas doces e as cachoeiras. Nesta linha cósmica várias entidades se manifestam e o exemplo do elemental chamado Iara é bem apropriado. Existem algumas entidades, caboclos que cruzam na linha de Oxum. Em nosso terreiro dois deles se manifestam: o Caboclo Beira Rio e Caboclo da Areia Branca, esse com ponto cantado que pode ser ouvido em nosso site.

Li em alguns sites que a Jurema é de Oxossi e em outros que é de Iansã. Qual é o correto?

A Jurema é o feminino de Oxossi, enquanto que Iansã é o feminino de Xangô.

Uma pessoa nasce e morre sob a mesma influência de um orixá ou pode sofrer mudanças durante a vida?

Não pode mudar porque nascemos de uma centelha divina e se essa centelha estiver sob a influência e um orixá, não tem como mudar.

A partir de que idade se pode saber o Orixá regente?

Normalmente com sete anos. É uma data simbólica. Às vezes a proteção natural de um infante pode interferir no jogo.

Oxalá é Jesus Cristo? Por que não se incorpora este Orixá?

Oxalá tem sincretismo sim com Jesus Cristo. Os Orixás são vibrações cósmicas, portanto não incorporam. A incorporação se dá por eguns, ou seja, espíritos que já tiveram encarnação na terra.

Pai Fernando, como é seu relacionamento com os Orixás?

Eu me entrego totalmente a Eles.

Tenho uma cigana ao meu lado que quer que eu trabalhe. O que devo fazer?

A energia do povo cigano é muito envolvente, daí o fascínio pelas entidades dessa linha, entretanto eles não têm o direito de tomar para si a proteção das pessoas, muito menos exigirem exclusividade. Cigano ou Cigana respeitadores dentro desta linha na umbanda, é apenas auxiliar das entidades maiores. Se uma entidade da linha cigana insistir em ficar ao lado de alguém deve ser afastada porque não é entidade de luz, exceto se veio para abrir o caminho para as outras entidades.

Qual a diferença entre “orixás cósmicos” e “não cósmicos”?

Orixá Cósmico são os que vêm do espaço e são forças cósmicas. Imagine o espaço dividido em sete pedaços e cada um deles é uma força (Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxum, Iansã, Oxossi e Xangô) e cada encarnado nasce sobre essa influência e cada um deles age em uma força da terra (Ferro, Mar, Água Doce, Tempestades, Natureza e Pedras e Raios) Orixás se diz também às entidades. É um tratamento carinhoso de nossa parte. Por exemplo: Caboclo Tupinambá é meu Orixá, Esses podemos dizer são os que você. Chama “não cósmico”.

Na Umbanda os Orixás falam e no Candomblé não?

Na Umbanda as entidades incorporam nos médiuns. No Candomblé não acontece isso. Prefiro não entrar em detalhes porque não entendo nada de Candomblé. O que eles diferenciam é que o Candomblé existe o uso do sangue como elemento de trabalho e na Umbanda não.

Qual a diferença entre um Orixá (Ogum, por exemplo) e os Orixás que levam o mesmo nome por exemplo: Ogum Beira Mar?

Ogum é Ogum em qualquer lugar. Os Oguns que atuam no mar são chamados da falange do Beira-Mar, mas são Oguns.

Dentro do kardecismo é compatível a presença de Pretos Velhos?

Quando trabalhava na linha kardecista o nome do Pai Maneco era Irmão Maneco. O seo Zé Pilintra era apenas Zé, o Caboclo da Cachoeira era só Caboclo. Na verdade eu já era mais ou menos questionador e não praticava o espiritismo kardecista radical. Era livre atirador.

Por que são sete vibrações originais, se existem mais de 7 Orixás conhecidos?

Acho o número 7 um limitador e vai ser até quando não sei. Um dia, talvez, os umbandistas tenham mais coragem para quebrar esses folclores.

Ogum é índio ou é um soldado romano?

A característica de Ogum, que vem com uma armadura, é porque nós fizemos esta formatação de símbolo. A Umbanda é cheia de folclore, e o folclore é aproveitado pelos espíritos. Um Ogum é qualquer filho de Ogum. O simbolismo pode ser o Romano, mas o espírito incorporado é o Índio.

Pode acontecer de um Preto incorporar num ponto de Caboclo? Como eu sei que um Caboclo é um Caboclo, que um Preto-Velho é um Preto-Velho?

Pode, mas está errado. A música determina que linha está sendo chamada. Os Pretos-Velhos e os Caboclos podem trabalhar juntos, mas cada um vem em seu ponto de chamada.

Pai de cabeça sempre é Caboclo. Então como existe filho de Omulu?

Não cultuo Omulu como Pai de cabeça. Essas distorções o tempo vai ordenar.

As entidades têm pai-de-cabeça?

O Preto-Velho, quando era vivo, tinha o seu Orixá como nós temos o nosso. Hoje, como espírito um Preto-velho, carrega seu Orixá, como o Pai Maneco que é filho de Iemanjá, mas trabalha na linha de Preto-velho e não na de Iemanjá.

Qual é a relação dos Orixás com o Kardecismo?

No Kardecismo não se cultua Orixá, só o espírito. Eles não cultuam a vibração cósmica. Mas existem espíritos que trabalham tanto no Kardecismo como na Umbanda.

Porque o sr. Pai Fernando trabalha com entidades “novas” (entenda-se aí nomes novos), com exceção do seo Zé Pelintra e do seo Tranca Ruas?

A tua pergunta é muito interessante. Das entidades que você mencionou como “novas”, vamos tirar o Caboclo Junco Verde que tem manifestação tradicional em todos os terreiros, tanto que o ponto cantado é do folclore. Quanto ao Pai Maneco, esse é um nome por ele revelado na linha kardecista quando ele incorporou pela primeira vez. Disse “…podem me chamar de Maneco” . O então Irmão Maneco do kardecismo, é hoje o Pai Maneco da Umbanda. Já recebi noticias que ele se manifesta em outros terreiros. Quanto ao Caboclo Akuan tem que ser anotado um fato: ele não é um nome fantasia. Na história dos índios brasileiros aparece seu nome, inclusive existindo o dialeto dos Akuens. Quando ele se apresentou para mim, disse que seu nome era Akuen, mas a pronuncia era “Akuan”. Para que seu nome não fosse alterado escrevo Akuan.

Quando surgiu a linha dos boiadeiros no Terreiro do Pai Maneco? Qual é a linha de atuação energética dos boiadeiros?

Para quem tem intimidade com os boiadeiros sabe o quanto eles são poderosos e trabalhadores. Atuam desde a cura até a manipulação da linha da esquerda. Por ser uma linha neutra os boiadeiros tem acesso direto com os exus e trabalham assim com muita naturalidade mas sem perder a sua marcante identidade. Eles dizem que são filhos do sol, da lua, do vento, da chuva, dos trovões e da mata. A Natureza é quem os domina. São especialistas em cuidar de coisas da família, o que eles, tanto quanto os ciganos, tem um respeito muito grande. Eles quando encarnados viviam em conflito: amavam suas famílias, mas as deixava em favor de seus deveres de boiadeiro. Por isso suas cantigas sempre falam de amor e saudade.

Quais as características mais marcantes dos caboclos de Xangô?

Claro que nem precisa falar de sua força e determinação. O que os distingue dos demais é que são extremamente austeros.

Por que tanta gente recebe o seu Zé Pilintra?

Seu Zé Pilintra é a entidade mais cultuada no Brasil. Ele gosta de trabalhar e sempre encontra um cavalo disponível para lhe servir, muito embora prefira um dirigente de terreiro.

O que Exu tem a ver com Ogum? Gostaria de saber a sua resposta porque algumas pessoas dizem que são “irmãos”. Como falamos em energias eles são, Exu e Ogum, opostos ou complementares, ou nada disso que eu estou pensando?

Não são irmãos, nem opostos ou complementares. Muita gente não iria concordar com a minha resposta, mas simplesmente exu é exu e ogum é ogum, ou seja, às vezes se encontram em trabalhos, os Oguns às vezes são chefes dos exus, como os da linha do seo Tranca Ruas e Tiriri, e assim por diante. Eu gosto de uma Umbanda objetiva e simples.

Exu é o diabo?

Diabo é uma figura da religião católica, não pertence à Umbanda.

Por que no Terreiro do Pai Maneco as sessões com exus e pomba giras são abertos ao público, eles não trabalham com o mal?

Todos os trabalhos espirituais realizados no Terreiro do Pai Maneco, são realizados com as luzes acessas e portas abertas, como símbolos da transparência e honestidade. A linha de Exus na Umbanda é formada por espíritos bons e caridosos, que escolheram este nível vibratório para seu próprio desenvolvimento. Na verdade, não poderia ser diferente, pois nossa religião é baseada na docilidade dos pretos-velhos, na pureza dos índios e na ingenuidade iluminada das crianças.

Quais as entidades que podem mandar fazer trabalhos em encruzilhadas e cemitérios?

Somente Exus ou Pomba-giras, em seus campos de atuação. Não cabe a ao caboclo nem ao preto-velho, ou qualquer outra entidade de Umbanda interferir no campo de ação da quimbanda. O que geralmente fazem é alertar da necessidade de uma entrega ou trabalho na quimbanda, aconselhando que haja uma consulta com entidades de esquerda. Sabemos que os caboclos e pretos-velhos tem profundo conhecimento do assunto, alguns deles ate mesmo trabalham com outro cascão na quimbanda, mas nunca agem na umbanda como exus e pomba-giras.

Homem não pode receber pomba-gira. Isso é verdade?

O homem pode receber pomba-gira. Depende do constrangimento ou não de cada um. Eu, particularmente, não recebo.

Qual a diferença entre “Pombas-Giras” e “Ciganas”?

Pomba-gira são as entidades femininas da quimbanda e as ciganas fazem parte da linha dos ciganos. A diferença é grande. A pomba-gira é o exu feminino e a cigana é uma entidade da Umbanda.

Será verdade que o fato de ter as Pombas-Giras próximas a nós desperta desejos sexuais desvirtuados?

Isso não é verdade. Não tenho nem como explicar por ser um fato absurdo e incoerente com a seriedade da pomba-gira.

Qual é o papel da Quimbanda no terreiro? Qual o Exu que chefia?

A quimbanda serve a Umbanda e desmancha energias negativas através da criação de campos de força. Campo de força normalmente é criado pelo exu nos trabalhos da quimbanda, mas sempre com a intenção de destruir uma força ruim. Aqui em nosso terreiro a linha da quimbanda é dirigida pelo Exu Tranca Ruas das Almas, claro que incorporado em mim que, por ser o pai-de-santo, as ordens têm que ser acatadas. No meu livro eu conto fatos desse exu, uma entidade maravilhosa e que só faz o bem. Em outro terreiro o chefe vai ser o exu que trabalhar com o pai-de-santo de lá. Ou seja, entre eles não existe hierarquia no espaço. Respeito existe entre eles, mas isso não é hierarquia.

O que é um exu de encruzilhada e um da calunga grande, o Sr. pode me explicar qual é a função deles?

Vamos por etapas. Calunga grande é o mar, calunga pequena é o cemitério. São linhas onde os exus trabalham e conforme servem às entidades da Umbanda. Eu sou cruzado com o seo Tranca Ruas das Almas e da Encruzilhada para poder exercer o direito de trabalhar onde eu quiser, ou seja, na calunga pequena ou na encruzilhada. Não esqueça que no cemitério (calunga pequena) trabalham os Exus das Almas e os Caveiras.

Posso ter imagens de Exus ou Pomba Gira em casa?

O lugar certo para imagens de exu é no terreiro. Em casa devemos exercer apenas do a nossa vida familiar. Quando quiser fazer pedidos ou homenagens aos espíritos, seja ele qual for, faça no terreiro ou no lugar vibratório de cada orixá e aos exus também em seus locais, encruzilhadas ou na mata.