fbpx

OFICINAS DE BERIMBAU E DE RITMOS BRASILEIROS ESTÃO ABERTAS NO TPM

Se você gosta de música de raiz, da tradição da música popular brasileira e dos seus diversos ritmos não pode deixar de participar das oficinas que acontecem todos os sábados no Terreiro do Pai Maneco.

As aulas são gratuitas e já começaram neste último sábado (12) e vão continuar durante todo o ano. São duas oficinas. Primeiro da de berimbau, que começa às 14 horas e vai até as 16 horas. E depois, acontece a de Ritmos Brasileiros, das 17 horas às 19 horas, com instrumentos de percussão.

ORQUESTRA DE BERIMBAUS
“Nosso objetivo principal é proporcionar para as pessoas que se interessam a oportunidade de conhecer o instrumento, o berimbau, e aprender a tocá-lo, e até mesmo, numa outra oportunidade, a construir um berimbau”, explica o professor Maurício “Sabão” Salamunes, que oriente a oficina.

Ele disse que qualquer um pode participar. “A ideia surgiu também de querermos homenagear os pretos velhos aqui no terreiro. Usamos os instrumentos numa gira e foi muito especial”, conta. “Disso para querermos ter uma orquestra foi só reunir o pessoal. É muito legal e todos são entusiasmados”, diz.

“É só chegar e participar. Não precisa se preocupar com o berimbau que a gente ajeita tudo. Basta querer e vir tocar”.

RITMOS BRASILEIROS – PERCUSSÃO

A oficina começou há alguns anos atrás como “aula de maracatu” e hoje passou a ser de “ritmos brasileiros” e envolve mais de duas dezenas de alunos e diversos instrumentos de percussão para variados ritmos. “ E queremos que mais pessoas participem”, declara Pedro Solak, o professor que organiza o grupo.

Ele explica que a oficina evoluiu para além dos ritmos do maracatu. “Agora focamos numa maior diversidade, sem esquecer a origem do grupo. Queremos que as aulas sejam de percussão, com os diversos ritmos da cultura brasileira”, explica.

Na oficina de se estudam “ritmos” tais como: maracatu de baque virado e de baque solto; coco de roda; jongo; ciranda; afoxé; maculelê, boi entre outros. E criaram o grupo “Brincantes Sete Ponteiras do Mar” que também faz parte do TPM.

 

SERVIÇO:

Oficina de Berimbau
GRATUITA
Professor Maurício Sabão
Todos os sábados das 14 horas às 16 horas
Informações: (41) 9889-0335 ou no e-mail msalamunes@gmail.com

Oficina de Ritmos Brasileiros
GRATUITA
Professor Pedro Solak
Todos os sábados das 17 horas às 19 horas.
Informações: (41) 9833-9925 ou no e-mail pedrosolak@hotmail.com.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.