Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, sábado, 24 junho de 2017

Sincretismo

Os escravos africanos por imposição de seus senhores eram obrigados a cultuar a religião católica. Para obedecerem a ordem, eles de um modo esperto ajeitavam sobre o altar um pano branco com as imagens dos santos católicos, mas em baixo do pano branco construíam os amalás de seus Orixás a quem cultuavam, com um olho no Santo e outro do Orixá. Com o costume houve o sincretismo com a Igreja Católica, até hoje respeitado pela Umbanda.

A influência da Igreja Católica foi tão forte que todos os rituais da Umbanda são muito parecidos, como o casamento e o batizado, as preces no congá e ele próprio com as imagens dos santos.

  1. Mencionei apenas alguns nomes de destaque como pregadores da Umbanda, apenas para mostrar que existem divergências entre os estudiosos da matéria. Se a confusão já começa no culto dos sete Orixás, é perfeitamente compreensível que também aconteça com o culto e sua liturgia.
  2. Continuando as divergências extraímos do livro Eu e a Umbanda, do pai-de-santo Edmundo Rodrigues Ferro, um quadro comparando os nomes dos Santos Católicos nos Estados brasileiros, onde inclusive não existe a unanimidade, ficando bem claro que esse quadro é apenas demonstrativo e pode estar incompleto.

Orixá Africano

Santo Católico

Estado

Ogum São Bartolomeu BA
Ogum Santo Antonio BA
Ogum São Jorge RJ - PE - PR
Abaluaiê São Francisco BR
Abaluaiê São Sebastião RJ - PE
Omulu ou Omulum São Lázaro RJ - PE - PR
Omulu ou Omulum São Bento BA
Nana Buruquê Sant´Ana RJ - PE - PR
Oxum Nossa Senhora das Candeias BA
Oxum Nossa Senhora da Conceição RJ - PR
Iemanjá Virgem Maria PR
Iemanjá Nossa Senhora da Conceição RJ
Iansã Santa Bárbara RJ - BA - PR
Oxalá Nosso Senhor do Bonfim RJ - PE - PR
Oxalá Jesus Cristo PR
Oxossi São Sebastião RJ - PR
Oxossi São Jorge BR
Ibeji São Cosme e Damião RJ - BA - PR - PE
Xangô São Jerônimo Vários Estados

Um fato que merece um destaque especial é a incontestável prova que a Umbanda já era praticada antes da data oficial de sua anunciação, tanto que ela, quando criada em 1908, já adotou o sincretismo com a Igreja Católica, quando sabemos que a escravidão já havia acabado com a promulgação da Lei Áurea em 13 de Maio de 1888.

Bandeira da Amizade