fbpx

Amalás

por Caroline Carvalho Fornos

Na edição anterior falamos o que é um amalá e explicamos porque o fazemos.
Vale lembrar que o mais importante é a intenção com que fazemos a entrega, que os espíritos precisam da energia destes elementos para trabalhar e que a quantidade não importa – parafraseando Pai Fernando de Ogum: se quantidade importasse, ele mandaria contratar um buffet!

O amalá pode ser simples e de preferência entregue no Jardim dos Orixás do Terreiro do Pai Maneco. Assim poupamos a natureza, não poluímos as ruas e podemos fazer nossas entregas em segurança.

Agora vamos esclarecer quais são os elementos que fazem parte do amalá de cada Orixá e de cada linha de Umbanda. E ainda atentar para a conscientização dos médiuns pela proteção daquela que é a base da força de nosso trabalho: a natureza! Vamos substituir elementos que não se desintegram com o tempo por outros biodegradáveis.

Orixás

Oxalá
7 velas brancas, água mineral, canjica branca e flores brancas.
Ogum
7 velas brancas e vermelhas, cerveja branca servida
em coité, charuto, peixe de escama e de água doce ou camarão seco, amendoins e frutas, de  preferência, dentre elas, uma manga (melhor a espada).
Iemanjá
7 velas azuis, água ou champanhe, manjar branco,
rosas brancas ou outro tipo de flor branca.
Oxóssi7 velas verdes, cerveja branca servida em coité,
charuto, peixe com escama de água doce ou uma moganga bem assada com milho dentro coberto com mel.
Oxum
7 velas amarelo claro, flores amarelas, água mineral, canjica amarela, fitas amarelo claro e branca.
Xangô
7 velas marrons, charuto, cerveja preta servida em coité, camarão, quiabo.
Iansã
7 velas amarelo escuro, água mineral, acarajé ou milho em espiga coberto com mel ou ainda canjica amarela.

Entidades

Preto Velho
7 velas branca e preta, tutu de feijão, feijão fradinho, doces naturais como cocada, rapadura. Bebida: cerveja preta ou marafo. Fruta: banana prata, também conhecida como bananamaçã. Flores brancas. Um cachimbo, fumo e cigarro de palha.
Erê
7 velas brancas, rosas ou azuis. Balas, pirulitos que podem ser do formato de chupeta e doces de qualquer tipo. A bebida pode ser um refrigerante, de preferência guaraná.
Exu
7 velas vermelhas e sete pretas. Comida: farofa de milho, com bastante pimenta e alho, coberto com azeite de dendê. O recipiente pode ser, no caso dos exus, um alguidar de barro; bebida: marafo; 7 charutos. Se quiser, flores vermelhas.
Pomba Gira
Farofa, vinho branco ou rose, cigarro entregue com a carteira aberta e alguns puxados para fora. Uma caixa de fósforos
Boiadeiro
7 velas amarelas. Comida dentro de uma gamela: arroz integral, virado de feijão preto, batata assada, rapadura, cocada, arroz mineiro, arroz tropeiro. Podem ser usadas moganga, flores do campo, cigarros ou cigarrilhas. Bebida: marafo ou batida de coco.
Cigano
3 ou 7 velas de cera incolor, frutas como maçã, pêssego, uva principalmente. Dentro de uma gamela, arroz integral e batatas assadas pequenas e descascadas, cobertas com canela e mel, tudo arranjado com flores. Bebida para o cigano vinho tinto, e para a cigana vinho branco. Para o cigano cigarro ou cigarrilha, e para cigana cigarros.
Marinheiro
Para a linha dos marinheiros nós preparamos uma entrega com arroz branco, peixe de água salgada, às vezes batata com mel, pedaços de coco, cigarro, marafo e cravo. Pode ser usado no lugar do alguidar
de barro a gamela, folhas de bananeira ou casca de
coqueiro.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.