Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, quinta-feira, 24 agosto de 2017

04 - Pai de Cabeça

Você disse que saúda o Pai de Cabeça. O que é Pai de Cabeça?

Pai de Cabeça é uma Entidade que te acompanha desde o primeiro momento em que “acordamos” para a mediunidade. É ele quem vai te ajudar a se desenvolver, te passando lições importantes dentro da Umbanda.
Essa Entidade é um Caboclo que tem a mesma vibração que você, por exemplo, eu, que sou filho de Oxóssi, tenho como Pai de Cabeça um Caboclo também de Oxóssi.

Veja só que bonito o ponto cantado do Pai de Cabeça:

Quando a gente ergue o olhar,
para ver nossa luz no alguidar,
nosso Pai de Cabeça, no barro a lembrar,
que a gente tem luz pra brilhar”
“Se firma no Pai,
O teu Pai de Cabeça
E nunca se esqueça,
Ele vai ajudar”
“Ele está com você,
Ele está no alguidar,
Ele é Índio Guerreiro,
É luz,
É o primeiro a te iluminar...

Nossa que bonito! E eu também tenho um Pai de Cabeça?
Claro filha! Todos temos nosso Pai de Cabeça, alguns estão dispostos a ouvi-lo e seguir seus ensinamentos, outros não. É a escolha, o livre arbítrio.

E como é que eu sei quem é meu Pai de Cabeça?
Quando você estiver participando das giras e desenvolvendo sua mediunidade, um dia ele falará com você, se  apresentará e passará todas as informações. Pode ser que seja logo, pode ser que demore, mas acredite que ele está com você, te iluminando e te protegendo. Sempre.

Seu Pai de Cabeça já falou com você?
Ainda não, mas tenho certeza de que quando eu estiver pronto, com minha mediunidade equilibrada e bem desenvolvida, ele se apresentará.

Entendi, mas como você sabe que é filho de Oxóssi se ele ainda não falou com você?
Não tem nada a ver uma coisa com outra. Existe um ritual na Umbanda que é para se saber qual é nosso Orixá. Alguns Terreiros jogam búzios, mas aqui no Terreiro do Pai Maneco joga-se o Obi.

Obi é o fruto de uma palmeira africana. Ele é colocado de molho na água e depois, partido em quatro partes.

O Pai de Santo então junta essas quatro partes nas mãos e manda tocar um ponto de um Orixá no qual ele sinta que você vibre, e ao som dos atabaques e da Curimba, joga o Obi. Dependendo da forma como o Obi caia na mesa, mostra se a vibração que está sendo transmitida através do ponto cantado, é a mesma que a sua, assim o Pai de Santo reconhece de quem você é filho. Se for preciso ele joga quantas vezes forem necessárias, sempre ao som da Engoma e dos pontos cantados dos Orixás.

Vamos lá para dentro agora, aonde os Médiuns trabalham, o “centro” do Terreiro.

Bandeira da Amizade