Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, sexta-feira, 18 agosto de 2017

Capítulo 50 - O nome Tranca Ruas

O Exu Tranca Ruas das Almas, estava andando no terreiro, carregando entre os dedos uma cigarrilha, com seu cambone ao lado.

Parou na frente de um homem, e perguntou:

- Sabe por que o meu nome é Tranca Ruas?

- Estava, neste momento, pensando em lhe fazer esta pergunta. Respondeu o homem, demonstrando assombro. Acho um nome estranho. Completou.

- Na rua vive o homem sem lar; na rua vive o bêbado; a rua é o escritório do ladrão; na rua existe a droga e o vício; na rua está o desamparado; na rua vive a meretriz; na rua anda o desesperado; a rua é habitada por todo tipo de marginal. Eu tranco toda essa infelicidade. Esclareceu e, sem esperar resposta, continuou patrulhando o terreiro.

O lado folclórico da umbanda, faz do exu uma entidade violenta, praticando tanto o bem como mal, todo espalhafatoso, mal-humorado, proibido de vir na umbanda, e, dizem ainda, que a luz das velas do congá lhe faz mal e por isso, o altar sagrado deve ser apagado e fechado. Não posso concordar com isso. Não é o que vejo e, muito menos, o que eles fazem. Alguém perguntou ao Exu Tranca Ruas se ele também faz o mal.

- Meu filho, faz quinhentos anos que desencarnei e ainda venho nos terreiros agüentar vocês para ganhar minha evolução espiritual. Você acha que sou burro?

- Mas dizem que, em outros terreiros, o senhor não é assim. Voltou à carga o insolente.

- Se usam meu nome e o aceitam, o problema não é meu.

O Pai Maneco, quando questionado com pergunta semelhante, disse:

- A linda borboleta já foi antes da clausura, uma feia lagarta. O exu já foi lagarta, a quimbanda hoje é seu casulo, e logo poderá voar e a todos encantar.

- Por que dizem negativo e positivo? Se a quimbanda é negativa, como pode ajudar?

- Vocês perguntam muito e pouco sabem. Olhe aquela lâmpada, iluminando este lugar e a todos nós. É o encontro perfeito do negativo e do positivo. Se você tirar o negativo, ela se apaga. Finalizou, encerrando a questão.

Bandeira da Amizade