fbpx

Quem faz um Ponto Canta um Conto

por Bitty Bittencourt

A nossa engoma é a alma musical!

O que é engoma?
Engoma, no Brasil da nossa Umbanda, é o conjunto de instrumentos percussivos tocados pelos ogans e das vozes humanas que
seguem um hinário ritualístico denominado “pontos cantados”.

Quem puxa os pontos cantados é o samba de terreiro, que é acompanhado pelos integrantes da corrente. Todos ao ritmo das palmaspara dar movimento na “corimba” (dança ritual da Umbanda). No Terreiro do Pai Maneco a assistência também canta e bate palmas para se integrar na gira.

Os ogans tocam os três principais atabaques denominados: Rum (som grave); Rumpi (som médio) e Lé (som agudo). O samba de terreiro é o chefe da Engoma e o responsável pela organização e direção dos ritos musicais de uma gira. O samba faz as chamadas musicais das
forças espirituais no terreiro. Ele tem a chave sonora para abrir e fechar portas entre o mundo espiritual e o mundo físico. Íntimo e parceiro de confiança dos espíritos dirigentes das giras, bem como dos pais e mães de santo.

Engoma

O samba conduz o axé musical por meio dos pontos cantados que passam pelas mãos dos ogans, com as batidas dos atabaques, gerando um amplo campo sonoro para a corrente que canta, dança e bate palmas, centrando as forças elementais dos Orixás.

Isto tem poder e cura! O som do atabaque representa a batida do coração! E na batida do atabaque tem o toque marcial de Ogum que anima
a gente para as boas batalhas da vida, com segurança e proteção para vencer as demandas!

O toque lento, ritmado e grave que acalma e purifica, como ver e ouvir as águas do mar, da chuva, dos rios, lagos e cachoeiras, tão vivo nas mães Iemanjá e Oxum.

Mas tem também o barra-vento deOyá, Epahei, Iansã para agitar e fazer girar, domando com seu chicote de ouro os espíritos trevosos. Tem o batuque dos Caboclos ligeiros pisando na terra, sem deixar marca de pé, trazendo ervas para cantar e curar aqui e ali.

Tem o roncar da pedreira pra trazer a consciência e a justiça de Xangô, Kaô! Tem a engoma que canta e encanta ao pai Oxalá para curar com os sambas de terreiro, dos Pretos Velhos e suas rezas em forma de canção. Tem Engoma de Erê pra trazer alegria de criança e ir até onde ninguém pode imaginar. Tem Engoma pra Exu, Pomba Gira das Almas, das Calungas e das Encruzilhadas trabalharem também na lei maior do amor! Tem Engoma pra todos os povos da Terra, no Brasil! Orientais, Ciganos, Boiadeiros, Baianos e Marinheiros tem Engoma na Umbanda!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.