fbpx

Projeto cultural

por Rodrigo Fornos

A grande maioria das produções culturais de pequeno, médio e grande portes é realizada por meio de algum dispositivo que incentiva, via  dedução de imposto, empresas a apoiarem financeiramente um projeto cultural. Em vez da empresa pagar imposto diretamente para o governo, esse dinheiro vai para a conta do proponente do projeto. É um dinheiro devido ao governo, portanto, público.

No caso dos projetos Descobrindo a Capoeira Parte II e Desenvolvendo a Capoeira Parte II, eles foram aprovados na Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba. O dinheiro que banca os projetos vem do ISS e do IPTU das empresas apoiadoras: Shopping Mueller, Minauro Informática e Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

Capoeira
Desenvolvendo a Capoeira – Parte II

Com os ensinamentos do Mestre Lua de Bobó, capoeirista há mais de 43 anos, reconhecido e laureado pelo Ministério da Cultura, este projeto pretende realizar oficinas e apresentações gratuitas de capoeira, danças populares, construção de instrumentos, ritmos brasileiros e dança de salão durante quatro meses, atendendo, preferencialmente, comunidades carentes.

Descobrindo a Capoeira – Parte II

Os professores Luiz Dalazen e Giuliana Manfio ministrarão as oficinas de dança de salão na qual danças populares e ritmos brasileiros como o bolero carioca, o forró e o samba de gafieira são os gêneros que, aliados à capoeira, tem uma mesma origem. Assim, os fundamentos que caracterizam a ação de dança a dois, como postura/equilíbrio, condução/resposta, musicalidade, convivênia social, relaxamento corporal e psíquico, serão explorados junto aos jovens. Em parceria com a Fundação de Ação Social – FAS – as oficinas atenderão cerca de oitenta
crianças em vulnerabilidade social.

Com as oficinas, os jovens terão um aprendizado dinâmico e inovador pretendendo desenvolver nos participantes uma indentidade social, promovendo a autoconfiança, a solidariedade, a responsabilidade e o respeito que a cultura popular traz como valores fundamentais.

Serviços
Oficina de Capoeira e Dança de Salão.
Início: Agosto 2012 – Maiores informações na Secretaria do TPM.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.