fbpx

Cultura e história em Seminário da FUEP

por Caroline Lipca

Memorial de Curitiba recebe umbandistas para debate sobre religião

Dia 27 de maio, o Memorial de Curitiba recebeu o 2º Seminário de Cultura e Cidadania Umbandista, organizado pela Federação Umbandista do Estado do Paraná (FUEP). O evento contou com a presença de Pai Ronaldo Linares, escritor e fundador do Santuário Nacional da Umbanda (Santo André/SP), e das curimbas dos terreiros Tio Antônio e Assema.

Criado para reunir umbandistas em torno do debate sobre cidadania e religião, o seminário evocou a memória da Umbanda por meio de Pai Ronaldo. Em palestra, ele contou sua história, seu encontro com Pai Zélio de Moraes e relembrou a fundação da Umbanda pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Segundo o presidente da FUEP, Paulo Tharcicio Motta Vieira, eventos envolvendo cidadania, Umbanda, história e cultura, como esse seminário, serão cada vez mais constantes. “O povo de santo não está acostumado, mas temos que ir criando o hábito”, comenta.

O Seminário foi coroado pelas apresentações das curimbas do Terreiro Tio Antônio e Assema, campeãs dos festivais de curimba de 2010 e 2011.

“Sou Umbandista de Carteirinha”

Campanha para associação de umbandistas, “Sou Umbandista de Carteirinha” pretende unir os praticantes da religião de todo o estado,  aumentando o poder de ação da FUEP e possibilitando a participação dos associados em fóruns e eventos. A associação tem como intuito promover o exercício pleno dos direitos dos umbandistas junto à Federação (como voto e eleição); apoiar a campanha de estruturação
do Museu da Umbanda em Curitiba; auxiliar a fundação do Santuário Umbandista do Paraná e usar dos convênios com estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. A anuidade para médiuns e simpatizantes umbandistas é de R$ 20. Para adquirir a sua, basta solicitar a ficha de associação no endereço: www.fuep.blogspot.com.br/p/filiacao.html

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.