Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, terça-feira, 25 novembro de 2014

Amalás e Ervas

Amalá é um ritual em que o umbandista oferece elementos para que o Orixá possa trabalhar por uma determinada causa. Normalmente entregamos a comida, bebida, vela e demais elementos para o Orixá. É importante certificar-se de que está entregando no amalá os elementos correspondentes ao Orixá. Os elementos entregues criam um campo de força que gera a energia necessária para que os espíritos trabalhem em benefício do pedido.

Não esqueça: quantidade não importa. O importante é entregar os elementos corretos e preparar tudo com amor e carinho. Quando acendemos uma vela para o Orixá, não criamos campo de força. Neste caso, você entra em sintonia com a energia do Orixá em questão.

O Amalá pode ser simples e de preferência entregue no Jardim dos Orixás do Terreiro do Pai Maneco. Assim poupamos a natureza, não poluímos as ruas e podemos fazer nossas entregas em segurança.


OXALÁ

Amalá: 14 velas brancas, água mineral, canjica branca dentro de alguidar de louça branca e flores brancas.
Local da entrega: Um lugar muito bonito e cheio de paz, como uma colina limpa, ou junto de uma entrega para Iemanjá, na praia.
Ervas para banho de descarrego: Poejo, Camomila, Chapéu de Couro, Erva de Bicho, Cravo, Coentro, Gerânio Branco, Arruda, Erva Cidreira, Erva de S. João, Alecrim do Mato, Hortelã, Alevante, Erva de Oxalá (Boldo), Folhas de Girassol, Folhas de Bambu.

OGUM

Amalá: 14 velas branca e vermelha ou 7 brancas e 7 vermelhas, cerveja branca servida em coité, 7 charutos, peixe de escama e de água doce, ou camarão seco, amendoins e frutas, de preferência, dentre elas, uma manga (melhor a espada).
Local da entrega: Uma bonita campina.
Ervas para banho de descarrego: Aroeira, Pata de Vaca, Carqueja, Losna, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba.

IEMANJÁ

Amalá: 7 velas brancas e 7 azuis, champanhe, manjar branco, rosas brancas ou outro tipo de flor branca.
Local da entrega: Na praia
Ervas para banho de descarrego: Pata de Vaca, Folhas de Lágrima de N. Senhora, Erva Quaresma, Trevo e chapéu de couro, Alfazema.

IANSÃ

Amalá: 7 velas brancas e 7 amarelo escuro, água mineral, acarajé ou milho em espiga coberto com mel ou ainda canjica amarela
Local da entrega: Uma pedra ao lado de um rio.
Ervas para banho de descarrego: Catinga de mulata, Cordão de frade, Gerânio cor-de-rosa ou vermelho, Açucena, Folhas de Rosa Branca, Erva de Santa Bárbara.

OXÓSSI

Amalá: 7 velas verdes e 7 brancas, Cerveja branca servida em coité, 7 charutos, peixe com escama de água doce ou uma moganga bem assada com milho dentro coberto com mel.
Local da entrega: Na entrada da mata.
Ervas para banho de descarrego: Malva Rosa, Mil Folhas, Sete Sangrias, Folhas de Aroeira, Folhas de fava de Quebrante, Folhas de Samambaia, Folhas de Palmeira, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Folhas de Jurema, Folhas de Maracujá, Folhas de Palmito, Folhas de Abacateiro.

OXUM

Amalá: 7 velas brancas e 7 amarelo claro, Flores Amarelas, água mineral canjica amarela, fitas amarelo claro e branca.
Local da entrega: Ao lado de uma cascata/cachoeira.
Ervas para banho de descarrego: Erva Cidreira,Gengibre, Camomila, Arnica,Trevo Azedo ou Grande, Chuva de Ouro, Manjericão, Erva Sta. Maria, Gengibre, Calêndula, Alfazema.

XANGÔ

Amalá: 7 velas marrons e 7 velas brancas, 7 charutos, cerveja preta servida em coité, camarão, quiabo.
Local da entrega: Na pedreira ou sobre uma pedra grande e bonita.
Ervas para banho de descarrego:
Folhas de Limoeiro, Erva Moura, Erva Lírio, Folhas de Café, Folhas de Mangueira, Erva de Xangô, Alevante, Quebra-Pedra.

PRETO VELHO

Amalá: 7 ou 14 velas branca e preta, tutu de feijão, feijão fradinho, doces naturais como cocada, rapadura. Bebida: cerveja preta ou marafo. Fruta: banana prata também conhecida como banana maçã. Flores brancas. Um cachimbo, fumo e cigarro de palha.

EXÚ

Amalá: 7 velas vermelhas e sete pretas; Comida: farofa de milho, com bastante pimenta e alho, coberto com azeite de dendê; o recipiente pode ser, no caso dos exus, um alguidar de barro; bebida: marafo; 7 charutos; se quiser flores vermelhas.
Local da entrega: Para os Exus do cemitério e das almas os lugares de entregas, dentro da cidade, seriam nas encruzilhadas, portão do cemitério ou dentro do cemitério. Mas recomendamos que a entrega seja feita dentro de um mato ou em sua entrada, de preferência em baixo de dois galhos de árvores que se cruzem.

POMBA GIRA

Amalá: Farofa, Vinho branco ou rose, Cigarro com a carteira aberta e alguns puxados para fora, 1 Caixa Fosforo, Velas vermelhas, Flores - rosas de qualquer cor.


DONA MARIA PADILHA
Amalá: 7 maçãs vermelhas, 21 morangos, 7 Ameixas Vermelhas, 7 Bombons, 7 Velas Brancas, Cigarros, Anis e Flores

CRIANÇA
Amalá: 7 ou 14 velas brancas, rosas ou azuis. Balas, pirulitos que podem ser do formato de chupeta e doces de qualquer tipo. A bebida deve ser um refrigerante, de preferência guaraná.
Local da entrega: Um jardim ou um campo onde tenha flores.

BOIADEIRO
Amalá: 7 velas amarelas. Comida dentro de uma gamela: arroz integral, virado de feijão preto, batata assada, rapadura, cocada, arroz mineiro, arroz tropeiro, podendo ser usada uma moganga, flores do campo, cigarros ou cigarrilhas. Bebida: marafo ou batida de coco.

CIGANO
Amalá: 3 ou 7 velas de cera incolor, frutas como maçã, pêssego, uva principalmente, dentro de uma gamela, arroz integral e batatas assadas pequenas e descascadas, coberto com canela e mel tudo arranjado com flores. Bebida para o cigano vinho tinto, e para a cigana vinho branco. Para o cigano cigarro ou cigarrilha, e para cigana cigarros.

MARINHEIRO
Amalá: Arroz branco, peixe de água salgada, batata com mel, pedaços de coco, cigarro, marafo e como flores o cravo. Pode ser usado no lugar do alguidar de barro a gamela, folhas de bananeira ou aquela casca do coqueiro.
Local de entrega: Na beira da praia